loading...
Cover image for Aprendendo a aprender

Aprendendo a aprender

douglasamarelo profile image Douglas "Amarelo" Lopes ・2 min read

Objetivo desse post

Com o objetivo de reter mais conhecimento e informação sobre o que estou estudando, estou criando o hábito de fazer anotações e, pretendo compartilhar por aqui os tópicos que eu anotar.

1. Funcionamento do cérebro

O cérebro trabalha com dois funcionamentos diferentes, alternando entre eles.

  • Modo focado: Que é quando estamos totalmente concentrados no que estamos lendo, ouvindo, assistindo. Seja um filme, uma aula e/ou até um exercício.
  • Modo difuso: Que é quando damos um tempo para o cérebro "relaxar". Nesses momentos de relaxamento é que muitas vezes o cérebro consegue fazer conexões com o que você aprendeu e, pode encontrar soluções de problemas que você estava tendo.

Alternar entre os modos focado e difuso, tem maior efetividade no aprendizado.

2. Foco e recompensa

Para evitar procrastinação, alguns métodos sugerem recompensas ao cérebro depois de um período de esforço e concentração.

Um exemplo desse método, seria:

  • Com a ajuda de um timer, estabelecer um período de foco. Vinte e cinco minutos, por exemplo.
  • Durante esse tempo, você deve se concentrar 100% e evitar toda e qualquer distração.
  • Após o período de concentração e foco, você se dá uma recompensa. Assistir um vídeo, escutar alguma música, ou até comer alguma guloseima são exemplos de recompensa.

O objetivo desse método é que seu cérebro, por almejar a recompensa, foque de maneira mais concentrada durante o período de tempo estabelecido.

3. Criar conexões cerebrais

Aprender, na prática, consiste em criar novas (ou fortalecer antigas) correntes cerebrais.

Criar conexões:

Quanto mais nos dedicamos a coisas novas, mais criamos correntes no cérebro.

Adicionar complexidade:

Quanto mais praticamos essas coisas e, adicionamos camadas de complexidade, mais fortes e compridas ficam essas correntes.

Revisar:

Quando aprendemos algo novo, precisamos revisar o quanto antes, porque é no processo de revisão que vamos reforçando as conexões criadas.

Sem revisar, essas conexões tendem a desaparecer e, se elas de fato desaparecem, temos que começar o processo de aprendizagem todo novamente.

Fixar o conhecimento:

Essas conexões são criadas em momento de relaxamento (modo difuso) e principalmente durante o sono, por isso dormir e, dormir bem, é essencial para o aprendizado.

4. Recordação ativa

Esse método tem como objetivo reforçar as conexões que você cria durante os momentos de estudo além de construir entendimento sobre os tópicos que você está estudando.

Um exemplo desse método, seria:

  • Durante a leitura de um texto e/ou ao assistir uma aula, anote em uma folha o que você considera como pontos chave sobre o assunto.
  • Depois de concluída as anotações, revise os pontos que você anotou.
  • Depois de revisar, sem olhar para as anotações, tente lembrar o que você anotou.
  • Depois, já em um outro horário e ambiente diferente, tente relembrar o que você estudou.

Discussion

pic
Editor guide