DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Infraestrutura Global da AWS - Zonas de Disponibilidade e Regiões
Diego Cravo Teixeira
Diego Cravo Teixeira

Posted on

Infraestrutura Global da AWS - Zonas de Disponibilidade e Regiões

Neste post vamos entender um pouco mais sobre a infraestrutura abrangente, confiável e segura da Amazon Web Services (AWS).

Atualmente, a Nuvem da AWS possui 84 zonas de disponibilidade (availability zones ou AZs) em 26 Regiões (Regions) geográficas ao redor do mundo e já tem planos para mais 24 AZs e 8 regiões. Na figura a seguir, podemos ver as regiões existentes e futuras da AWS.

Image description

Mas afinal de contas, o que são Zonas de Disponibilidade e Regiões?

De acordo com a AWS, uma região é um local físico em todo o mundo onde datacenters são agrupados. Cada região da AWS consiste em várias AZs isoladas e separadas fisicamente em uma área geográfica. Cada AZ tem energia, refrigeração e segurança física independentes e está conectada por meio de redes redundantes de latência ultrabaixa.

As AZs proporcionam aos clientes a capacidade de operar aplicativos e bancos de dados de produção com alta disponibilidade, tolerância a falhas e escalabilidade em níveis superiores aos que um único datacenter pode oferecer. As AZs são fisicamente separadas por uma distância significativa (vários quilômetros) das outras AZs, embora todas estejam em um raio de até 100 km entre si.

Na América do Sul existe uma Região com três Zonas de Disponibilidade, localizada em São Paulo.

Na figura a seguir, podemos entender melhor como que Regiões e AZs se relacionam.

Image description

Referência:
Infraestrutura Global da AWS - https://aws.amazon.com/pt/about-aws/global-infrastructure/?p=ngi&loc=1

Top comments (0)

🌚 Life is too short to browse without dark mode