DEV Community

Carolina Dias Fonseca
Carolina Dias Fonseca

Posted on

O que eu já fiz sendo Developer Advocate... até o momento

Hoje 02 de dezembro de 2021, completo 60 dias como developer advocate.

E uma pergunta que recebo muito, tanto dentro como fora da empresa é: "Mas o que você faz exatamente?"

E esse foi o meu primeiro aprendizado, falar que você é developer advocate é um tanto complicado, pois você não pertence exatamente a um time e muito menos é um cargo.

Arrisco dizer que ser developer advocate é quase um modo de pensar, trabalhar e atuar no meio de tecnologia, porque você precisa saber tecnologia (não precisa ser necessariamente uma pessoa desenvolvedora, pode ser QA, SRE, tech writer, etc) o importante é que tu tenha conhecimento de algum universo da tecnologia e saiba aquilo bem.

Por outro lado, temos contato com a comunidade, com a galera de marketing, com o time de engenharia (pois é, não somos nós que criamos/sustentamos a tecnologia que advogamos) e investimos umas boas horas de conversa com o pessoal de produto também, isso sem esquecer de conversar com a comunidade.

Números 2 e 3

Certo, mas ainda não respondi o que eu faço exatamente, né?

Explicar o que eu faço e como faço, foi meu aprendizado número dois e, na mesma hora, veio o aprendizado de número três, porque cada empresa enxerga esse pokémon de uma forma um pouco diferente :)

Então... vou falar o que eu fiz e como fiz até o momento na empresa em que trabalho (Zup)

O que e como

Nesses 60 dias, pensado nos times de engenharia e produto, eu me aprofundei no projeto do qual faço parte, mexi, revirei, testei, fiz algumas poc's, levei alguns feedbacks para o time de engenharia, pedi para a comunidade me dar a visão dela sobre aquele projeto, fui atrás de entender como a comunidade vê e entende o projeto.

Já do lado de marketing, diria que foi mais uma troca levando feedbacks de como a comunidade recebe as informações, com o que ela curte interagir e receber novos projetos e/ou materiais.

Além disso, ainda no que tange o marketing, ajudei a organizar um hackathon para a galera conhecer mais os projetos, aprender como eles funcionam e nos dar feedbacks também. Isso sem contar uma jornada colaborativa e minha primeira live coding para a galera começar a conhecer mais sobre o universo open source e, o mais recente, o TDC com palestras muito massas de galera especialista tanto da empresa como de mercado.

Tudo isso em time e sempre trocando figurinha com a galera de marketing, de produto e engenharia. Algumas vezes, eu mesma fui lá e fiz alguma coisa, exemplo: Alterar uma documentação e subir para produção, corrigir um bug no projeto que advogo, sugerir algumas métricas de acompanhamento para o lado de growth do projeto, mapeamento de comunidade das quais me ajudaria a ter maior visão do projeto e que acredito que possam se beneficiar do mesmo.

Quais são os planos para os próximos passo?

No momento estou estudando muito o universo que está relacionado ao produto que advogo, no caso, estamos falando de DevOps, automação, Python, IaC, etc. Para poder falar com mais propriedade sobre tudo isso e também fazer artigos, live coding, palestras para compartilhar com a comunidade.

Por esse motivo, como gosto de usar essa plataforma para "documentar" meus estudos e usá-lo para consultas futuras, vou compartilhar aqui conforme for aprendendo desse universo também :)

Discussion (0)