DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Poetry — Gerenciamento de dependências em Python!!
DevShy for Devs Jequié

Posted on • Updated on

Poetry — Gerenciamento de dependências em Python!!

Quando se trata de gerenciamento de dependências de software a conversa costuma ser curta e bem direta. Isso é o normal na maioria das linguagens de programação existentes atualmente, porém com python, é diferente. Existem hoje diversas opções que podemos utilizar para fazer este gerenciamento de dependências para a linguagem python. Conda, Pip, Virtualenv, Pipenv são gerenciadores bem conhecidos para fazer esse controle de dependências. Contudo, não é sobre nenhuma dessas que abordaremos hoje, mas sim sobre o Poetry.

Criado por Sébastien Eustace em 2018, o Poetry surge para tentar trazer soluções que foram deixadas de lado por gerenciadores antigos. Ele permite que você declare as bibliotecas das quais seu projeto depende e assim tudo será gerenciado para você.

Instalação do Poetry

Linux

curl -sSL https://install.python-poetry.org | python3 -
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Windows

(Invoke-WebRequest -Uri https://install.python-poetry.org -UseBasicParsing).Content | py -
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Principais comandos

Agora que já temos o Poetry instalado, vamos iniciar criando um novo projeto para desenvolvermos. Para isto, basta fazer:

poetry new project
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

E este comando gera o seguinte arquivo para a gente. Todas as pastas já criadas inclusive de testes e o pyproject.toml, que é o arquivo que orquestra todo o seu projeto e todas as suas dependências.

project
├── pyproject.toml
├── README.md
├── project
│   └── __init__.py
└── tests
    └── __init__.py 
    └── test_project.py
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Para instalar todos as bibliotecas presentes no seu pacote, basta escrever o comando:

poetry install
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Esse comando além de instalar todas as dependências também criará um arquivo chamado poetry.lock que irá listar todas as dependências do seu projeto e as versões que elas estão.

E por fim, vamos ver como podemos adicionar uma nova dependência. Para isso, é bastante simples, basta escrevermos no terminal:

poetry add nome_da_dependência
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Conclusão

E isso é tudo pessoal. No artigo de hoje vimos um pouco sobre o Poetry e seus principais comandos para podermos gerenciar dependências com python. Como mostrado é tudo muito simples e muito “intuitivo”. Para saber um pouco mais afundo sobre o Poetry e diversos outros comandos que ele possui, basta acessar a documentação.

Até a proxima!!!

Top comments (0)

🌚 Friends don't let friends browse without dark mode.

Sorry, it's true.