Dentro do IHC (interação humano-computador), se exige uma necessidade de divulgação, por ser um assunto muito importante para a atualidade pela crescente utilização de aparelhos eletrônicos e redes sociais. Onde acaba-se observando a queda na acessibilidade de certos sites e aplicativos, e isso se tem por grande influência na falta de conhecimento desse tópico, o IHC tem uma grande importância para usuários com problemas de visão e deficiências físicas.
Mesmo sendo um tópico importante existe somente um pequeno investimento vindo às faculdades públicas para sua divulgação, sendo normalmente divulgado em graduações e pós-graduações, mas as tornando etílicas onde uma pequena parcela de pessoas é beneficiada com isso, mas durante a quarentena de COVID-19 foi feito uma divulgação em massa ao qual auxiliou no crescimento do seu público e sua visibilidade.
O IHC diferente de como algumas pessoas acreditam, envolve alguns trabalhos com sistemas além do design, sendo eles a psicologia, a engenharia de software, a ciência da computação e o design.
Como citado anteriormente grande parte desse tema se utiliza de sites e aplicativos, o que acaba envolvendo os profissionais quanto os usuários, buscando também, uma melhor experiência para ambos, o que acaba envolvendo desde a acessibilidade do site visualmente quanto a manipulação de dados o que torna importante a sua transparência.
Como todas as áreas da informática sempre são necessárias as evoluções e avanços tecnológicos, assim como em IHC, para isso assim como citado no artigo está sendo criado o AMCI-TR, com objetivo de informar leitores sobre a necessidade de um projeto informacional sobre a proteção contra a manipulação dos dados pessoais.
O cenário atual da sociedade mostra a necessidade do ser humano com os mais diversos recursos tecnológicos disponíveis, o fazendo refém.
Para seus desenvolvimentos é possível a utilização de alguns métodos, podem ser utilizados, design centrado, que acaba dando destaque para participação da comunidade no desenvolvimento dos aplicativos, como citado no artigo a norma Internacional Organization for Standardization coloca o design participativo como umas das três soluções de design para o DCU em que usuários ocasionalmente participam do processo de concepção. As outras duas são design cooperativo onde os usuários e desenvolvedores/pesquisadores estão envolvidos em todas as etapas e o design contextual que se baseia no contexto atual.
Artigos utilizados:
https://sol.sbc.org.br/index.php/waihcws/article/view/22572/22396
https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc_estendido/article/view/22038/21861
https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/1102/547
Top comments (0)