DEV Community

Kaio C. de Oliveira
Kaio C. de Oliveira

Posted on

Minha Primeira Experiência com Flutter

Como comecei no universo do framework quando não sabia por onde começar.

imagem de destaque

É sempre assim, você quer iniciar no mundo da programação, mas não faz ideia por onde começar. Eu entendo você. De verdade. Esta publicação marca a estreia de um projeto de conteúdo que até agora ainda não parei para decidir se vai ser em inglês ou em português — ou uma mistura de ambos.

Meu interesse em Flutter surgiu inicialmente lá em abril de 2018 quando o projeto ainda estava no seu início e resolvi comprar um curso na Udemy. Logo depois, a Udacity lançou um curso super interessante sobre aplicativos nativos com uso desse framework. Gostei da proposta logo de cara, porém o meu momento na época não permitiu que eu me aprofundasse mais no projeto desenvolvido pela Google.

O momento da minha vida não era muito propício para desenvolvimento ou nada relacionado a programação. Estava muito atarefado, gerenciando a empresa da família e resolvendo problemas relacionados à parte financeira de uma empresa que tinha tudo para falir em menos de 2 anos. Mas isso é conversa para outro momento…


2020 chegou e eu havia decidido dar mais uma chance ao já mais maduro Flutter — ou pedir uma chance a ele. Então no meio do ano arrisquei participar de um hackathon da comunidade internacional. Foi uma experiência única que nunca vou esquecer. Basicamente, dois brasileiros, um sul coreano e um americano entram num bar — ou melhor, em um grupo no Slack. Minha participação não foi tão expressiva, pois basicamente eu fiquei como apoio na parte de conteúdo e também não tinha tanta confiança para explorar o universo de Flutter em tão pouco tempo. Então me coloquei à disposição para produzir o vídeo de apresentação do projeto para votação da comunidade. Não ganhamos, mas valeu a pena ter participado.

O ano de 2020 foi menos conturbado que 2018–2019, mas não menos atarefado. Aquele fantasma da recuperação econômica no âmbito da empresa familiar ainda me incomodava. Tudo era incerto. E ao longo do ano fui estudando uma coisa aqui e outra ali. Nada muito concreto também. Cheguei a fazer algumas atividades no Linkedin Learning e comprei dois cursos na Udemy: o da Dra. Angela Yu e outro desenvolvido pela comunidade brasileira de Flutter. Mas nada muito comprometido. Então chegou 2021…

A decisão de focar no desenvolvimento de Flutter surgiu depois de relutar muito e medir algumas coisas, principalmente sobre o valor do meu tempo. É melhor dedicar 1 hora resolvendo problemas burocráticos que no final das contas não mudam muita coisa ou 1 hora aplicada em uma solução que realmente pode mudar alguma coisa? A resposta me bateu tão forte que foi automático: quero me tornar uma pessoa desenvolvedora. No final, o que realmente conta é a nossa experiência de vida. Tudo se resume em como a gente vê o mundo e como podemos nos dedicar a solucionar o problema das pessoas que também acabam sendo os nossos.

Vi aplicativos de entregas, mobilidade urbana e outros modelos que se propõe a resolver o problema dos clientes, mas não o dos profissionais que oferecem o serviço. Gera-se mais problemas ao tentar resolver qualquer problema. E isso realmente me deixou bem inconformado. Mas eu não podia fazer nada porque eu não poderia desenvolver nada para mudar isso.

Foi então que eu vi uma publicação no Instagram que eu acreditei ter sido feita exclusivamente para mim naquele momento. Nessas horas os algoritmos servem muito para resolver os problemas das pessoas. Obrigado por isso.

reproduçao/raro labs

E foi assim que me inscrevi em uma experiência realmente única. Por isso quando falo sobre minha primeira experiência com Flutter, não estou falando sobre tudo o que passou, pois eu realmente não “experimentei” nada. Apenas procrastinei e deixei o tempo passar. Dessa vez eu vi a oportunidade claramente. E simplesmente a segurei com todas as minhas forças. Dessa vez não vou deixar escapar. Dessa vez eu realmente vou aprender Flutter!


Aqui estou eu, quase 10 semanas depois de iniciar minha jornada na Raro Academy para dizer que o esforço e dedicação valeram a pena. Não adianta ter vontade sem comprometimento. Não adianta você fazer as coisas esperando resultados imediados, pois eles dificilmente vem. Tudo é um processo de aprendizagem, de exploração e de conhecimento. E demora. Demora 1 mês, 2 meses, 2 anos, enfim… O que realmente importa é se você alcançou o objetivo definido lá no início. E não desista. Pois ao deixar passar nem que seja 1 semana sem praticar, você simplesmente esquece o que aprendeu e é necessário reiniciar o processo.

A minha experiência ainda não acabou. Diria que está apenas começando. E esse aqui é o primeiro passo. Obrigado a todos os envolvidos.

Top comments (0)