Fala pessoALL, hoje vou escrever um pouquinho sobre um tópico em que vejo pouco ou quase nada que é a utilização do MongoDB com ferramentas de BI.
Nessa primeira parte vou dar um panorama do que é necessário e como funciona essa comunicação, já que é muito mais comum vermos artigos, vídeos e mais sobre bancos de dados relacionais e BI. A ideia é escrever sobre arquitetura e os componentes disponíveis, bem como seus papéis. Vamos lá?
O ponto chave!
O primeiro componente e digamos, essencial, é o MongoDB Connector for BI ou BI Connector para os íntimos! Sem ele nós não conseguimos conectar nenhuma ferramenta de BI diretamente no MongoDB. Dito isso, tenho duas notícias pra vocês:
- O MongoDB Connector for BI só pode ser utilizado com a versão Enterprise do MongoDB
- Mas... está disponível pra download aqui e pode ser utilizado sem restrições para desenvolvimento e testes!
O que é?
Basicamente o MongoDB Connector for BI permite que criemos queries com SQL e visualizemos gráficos e relatórios a partir de dados do MongoDB utilizando ferramentas de BI existentes como PowerBI, Tableau ou Qlik.
O BI Connector atua como uma camada que traduz queries e dados entre instâncias MongoDB e a ferramenta de BI. Ele não armazena nenhum tipo de dados, no caso, ele é somente uma ponte entre o seu cluster MongoDB e suas ferramentas de BI. Basicamente assim:
Pra descrever um pouco mais os componentes da figura acima:
- MongoDB: onde os dados estão armazenados
- Bi Connector: Provê um esquema relacional e traduz as queries SQL entre a ferramenta de BI e o MongoDB
- ODBC data source name (DNS): responsável pela autenticação e dados de configuração
- BI Tool: Visualização e análise dos dados
Podemos observar também que a ferramenta de BI e o DSN sempre irão rodar localmente em seu desktop por exemplo, mas a base de dados MongoDB e a instância do BI Connector podem estar local, on premisses ou estar na nuvem. Veremos alguns cenários possíveis a seguir...
Nuvem e BI Connector
Se você não quiser se preocupar com a instalação de uma instância do BI Connector ou mesmo do MongoDB, você pode hospedar seus dados no MongoDB Atlas. Nesse cenário tanto o BI Connector quanto seu banco estarão na nuvem:
Banco de Dados na Nuvem e BI Connector On Premisses
Outro cenário é ter o banco de dados na nuvem e o BI Connector On Premisses. Nesse cenário você pode informar o host através do parâmetro --mongo-uri:
On Premisses
Em alguns casos não podemos contar com a nuvem por N motivos, na verdade esses motivos estão se esvaindo, porém, algumas empresas ainda preferem ter seus dados em ambientes totalmente on premisses, portanto podemos ter a seguinte arquitetura:
Tudo Local!!!
E finalmente para testes, também é possível fazer uma instalação 100% local no próprio desktop. Assim como o MongoDB o BI Connector está disponível para diversas plataformas e você pode instalar tudo localmente!
Próximos passos
Essa foi mesmo uma visão geral de como podemos resolver os aspectos de arquitetura para uma solução MongoDB e BI. Nos próximos posts abordarei outros conceitos poucos explorados mas que requerem uma grande atenção em projetos como esse! Discutiremos:
- Instalação do MongoDB Connector for BI
- Start da instância do BI Connector
- Configuração do ODBC
- Aspectos de Autenticação
- Mapeamento de Esquemas Relacional para o MongoDB
- DRDL - Document Relational Definition Language
Acredito que esses sejam pontos muito importantes para o sucesso de um projeto de visualização e análise de dados utilizando ferramentas de BI e o MongoDB.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Top comments (3)
Muito bom!
Ai sim!!!!!!!!!!!
Muito interessante, vlww.