Olá pessoal, hoje dando continuidade a série sobre o uso do MongoDB no Azure CosmosDB, vou demonstrar como é simples criar uma instância com apenas alguns cliques no painel de controle da Azure. Vamos lá...
Passo-a-passo
Após logar no Azure, localize no menu do lado esquerdo o item Azure CosmosDB:
Escolha um nome para o ID da conta, note que esse nome deve ser único para o Azure como um todo. Depois escolha a API, no nosso caso MongoDB. Selecione sua assinatura, crie ou selecione um Grupo de Recurso e por fim a Localização. Nesse post não entrarei na opção de Geo-distribuição, abordarei esse recurso num outro post, por isso deixarei essa opção desabilitada. Por fim, clique no botão Criar:
Após alguns minutos a conta no CosmosDB será criada e ficará disponível na lista, para obtermos os detalhes é só clicar no nome da conta:
Para exibir as credenciais de acesso é só clicar em Connection String:
O legal dessa opção é que o Azure CosmosDB já implementa o MongoDB com autenticação, o que é muito importante, porque nesse caso o banco estará exposto para a web. Também ele nos dá a possibilidade de credenciais Read-only, onde o usuário só poderá ler os dados. Importante ressaltar que como é o Azure CosmosDB que gerencia toda essa parte de autenticação, não é possível criar usuários ou permissões mais específicas como se estivéssemos utilizando diretamente o MongoDB.
Para se conectar a partir de sua aplicação é só copiar o conteúdo do campo PRIMARY CONNECTION STRING e colar em sua connection string na aplicação.
Pronto, você já tem uma conta habilitada e pronta para receber seus dados.
Próximos passos
No próximo post, vamos ver como importar os dados de uma instância MongoDB para o Azure CosmosDB e acessá-los à partir do Data Explorer da Azure e também de ferramentas de terceiros como o Robo 3T.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Top comments (0)