DEV Community

Débora Fernandes
Débora Fernandes

Posted on • Originally published at Medium on

Ano novo, dinheiro novo

Começando a investir com segurança

começando a investir com segurança

Investir, apesar de não ser uma prática comum, pode ser bem menos complicado do que se imagina.

O truque é conhecer e aprender sua rotina e então melhorar seu controle financeiro para separar uma porção da sua receita para que ela lhe gere mais receita!

Outro truque é pagar o mínimo possível para as instituições que irão operar seus investimentos, corretoras como Rico, Clear, Easynvest, Banco Inter, Daycoval entre outras costumam cobrar muuuuuuito menos que os grandes bancos para administrar seus investimentos.

Criar uma conta nessas corretoras não é NADA burocrático, podem ser pela internet ou aplicativo mesmo e ainda demorar apenas 2 dias em média para estar aprovada =)

3 dicas iniciais básicas

Dicas de Ouro para começar a investir

  1. conhecer meus gastos mensais para me organizar para eliminar os desperdícios que escoam meu dinheiro

  2. aplicar meu R$ para que eu crie um "fundo de emergência", de onde eu possa retirar dinheiro rápido em uma eventualidade

  3. diversificar meus investimentos

Troquei de propósito aqui o sujeito da frase, para que ao ler você já se imagine realizando esses passos!

Qual minha rotina de gastos?

Vou deixar aqui algumas dicas de pessoais para você levantar informações e começar hoje:

  • abra uma planilha ou ferramenta de controle de gastos que você conheça e confie — eu pessoalmente gosto muito do Organizze;
  • abra seu extrato bancário de outro — se puder pegar informações de 2 a 3 meses no mínimo, isso aumenta seu conhecimento da variação média da sua rotina, principalmente das suas despesas que não são comuns

Com essas informações, você terá uma média de gastos & ganhos e conseguirá identificar gastos supérfluos que poder ser eliminados ou ter limites redefinidos…

Aplicações de Curto Prazo

Criando meu Fundo de Emergência

O fundo de emergência é uma fonte de dinheiro que apesar de estar investido, você tem acesso rápido em qualquer eventualidade. Com um fundo de emergência você não deixa o dinheiro parado na conta e ao mesmo tempo, não enfrenta barreiras ao precisar retirar esse valor.

O tamanho de um fundo de emergência tem um cálculo para que as pessoas tenham uma base de quando já esta guardado em segurança:

CLT's : 6 vezes do seu custo mensal

PJ's ou empreendedores : 12 vezes do seu custo mensal

Algumas opções de investimento para montar seu fundo de emergencia são:

Fundo DI : vc investe em um fundo, junto com outras pessoas e o gestor, um cara experiente, escolhe o melhor fundo de Renda Fixa para aplicar esse dinheiro. Tem alta liquidez e um bom rendimento para curto prazo.

Tesouro Selic : rende mais que a poupança, rende próximo ao Fundo DI e você pode resgatar a qualquer momento.

Um problema com aplicações de curto prazo, é a incidência de Imposto de Renda sobre seu lucro.

Outra opção, livre de imposto de renda são os LCI's ou LCA’s: com eles você pode escolher opções para 3 meses, 6 meses, 12 meses e ter seu dinheiro livre para emergências ou re-aplicações na data de vencimento deles.

Além desses há vários outros tipos de aplicações de Renda Fixa que você pode encontrar pesquisando por aí, que dão uma rentabilidade maior que a poupança e ao mesmo tempo são investimentos de baixíssimo risco.

Diversificando meus Investimentos

Com os conhecimentos que você for adquirindo através do tempo, você conhecerá alternativas para diversificar a rentabilidade dos seus investimentos: a Renda Variável.

O melhor investimento para diversificar sua rentabilidade será aquele que você compreender melhor o funcionamento!

Estude sempre como te trará os lucros, , qual o prazo no qual você poderá reaver seu dinheiro se precisar e quais os possíveis riscos que você poderá correr e; se isso está de acordo com seu momento financeiro.

Conhecendo mais sobre Renda Variável

FII (Fundo de Investimento Imobiliário): são compostos por imóveis físicos ou ativos do setor imobiliário, dos quais você adquire uma parte chamada cota. Comprando alguma(s) cota(s), você investe no setor imobiliário e passa a receber " aluguéis" mensalmente, com o investimento infinitamente menor do que o valor de comprar um imóvel. Com FII’s, você pode lucrar tanto na valorização das cotas quanto no recebimento mensal dos “aluguéis”. + mais informações

Com FII's, você pode lucrar tanto na valorização das cotas quanto no recebimento mensal dos “ aluguéis ”.

Ações : talvez o primeiro tipo de investimento que ouvimos falar assim como o que mais assusta ao pensar em investir. Quando você compra uma ação, está injetando seu dinheiro em uma empresa; então para ter retorno, é importante que você conheça e confie que essa empresa está bem posicionada no mercado onde ela atua. Investir em ações se torna bem menos arriscado se você estuda a empresa na qual deseja investir ;=). Similar aos FII's, ao comprar uma ação você pode lucrar tanto na valorização dela quanto no recebimento mensal dos dividendos. + informações

É importante que você conheça e confie que essa empresa está bem posicionada no mercado onde ela atua para comprar ações com segurança!

  • Pesquise mais sobre Renda Variável como ETFs, Fundos e Clubes de Investimento, COE ….

Top comments (1)

Collapse
 
s0bacc profile image
S0bacc

Descobrir a aposta certa para cada aposta é como encontrar aquele ponto ideal entre risco e recompensa. Sabe o que é legal? No site melbet-brasil.net/, eles têm análises que detalham estratégias, incluindo o gerenciamento do tamanho da sua aposta. Essas análises ajudam você a entender como os apostadores experientes abordam o risco. Então, é como ter um mentor lhe dando conselhos sobre não ir all-in, mas também não se conter muito. Encontrando esse equilíbrio? As críticas te apoiaram.