Escrito especialmente para o @elasprogramam
(Vale reforçar: NÃO estou abordando sob o ponto de vista de programador ABAP, Netweaver, e outras aplicações que requerem a base técnica de alguém já da área de TI).
Primeiro, é importante deixar claro o que é um ERP (Enterprise Resource Planning). Um ERP é um software que integra todos os dados e processos de uma organização (todas as áreas: Finanças, Recursos Humanas, Materiais, Vendas,...) em um único sistema. O SAP é um ERP criado por uma empresa alemã que tem o mesmo nome; é um software que fornece soluções customizadas para diferentes tipos de indústrias, por meio de módulos.
O sistema divide em módulos cada departamento correspondente, como por exemplo o de vendas, gerenciamento de estoques, controlling, projetos, etc. Cada módulo, portanto, é responsável por muitos processos de negócio que são baseados nas práticas de cada empresa. No SAP, os módulos funcionais são representados por siglas, como por exemplo: FI (Finanças), CO (Controladoria), MM (Materiais), SD (Vendas), PP (Planejamento da Produção), QM (Qualidade).
Como já citei anteriormente, no SAP tem as áreas que irão precisar já desse conhecimento prévio em TI; por exemplo: as pessoas que atuam com programação ABAP (linguagem própria desenvolvida pela SAP) e BASIS (infraestrutura e aplicações). Bom, mas estamos falando de pessoas que não possuem essa base, que tem a formação (ou experiência) em Administração, Contábeis, Economia, Engenharia. São os funcionais. Estes, precisam entender a regra de negócio de um determinando módulo e são os responsáveis pelas customizações/configurações e suporte daquele módulo no Sistema.
A melhor maneira de ingressar na área é por meio das chamadas Academias ofertadas por empresas como processo seletivo. Algumas que realizam são: Accenture, IBM, Cast Group (Por gentileza, me corrijam ou acrescetem informações, eu realmente não tenho pesquisado muito sobre o mercado SAP). No Linkedin tem muita gente massa da área compartilhando material gratuito também, a quem já tiver curiosidade. ;-)
Top comments (0)