O que é o Talos Linux?
Talos é uma distribuição Linux otimizada para uso de container e Kubernetes, ele vem com o mínimo de recursos possível tornar o sistema operacional mais rápido e seguro, seus destaques são.
1. Imutável:
- Os servidores ou outros componentes são configurados uma única vez e nunca são alterados. Qualquer modificação necessária é realizada criando uma nova versão do componente.
2. Efêmero:
- Pode ser criado e destruído rapidamente conforme necessário, sem a intenção de permanência.
3. Atômico:
- Todo o Talos é distribuído como uma única imagem autocontida, que é versionada, assinada e imutável. Isso garante que todas as partes do sistema estão incluídas e integradas em um único pacote indivisível.
4. Minimalista:
- Contém apenas o essencial, sem componentes ou dependências desnecessárias. O design é simplificado para manter a eficiência e clareza.
5. Seguro por padrão:
- Foi projetado para ser seguro desde o início, sem a necessidade de configurações adicionais para garantir a segurança. As práticas de segurança são incorporadas desde a concepção.
6. É Gerenciado através de um único arquivo de configuração declarativo e API gRPC:
- Toda a gestão e configuração são centralizadas em um único arquivo de configuração, onde as instruções são declarativas (especificam o que deve ser feito, não como). A interação e gestão são feitas através de uma API gRPC, que permite comunicação eficiente e de alto desempenho entre serviços.
Testando o Talos Localmente.
A maneira mais simples de testar o talos é usando o Docker, você consegue criar um cluster Kubernetes localmente usando a ferrmanta de cli talosctl, com isso além de testar o Talos você ainda vai ter disponivel um cluster kubernetes local, podendo usa-lo para criar cluster de testes em sua máquina no lugar de usar kind ou minikube.
Vamos seguir o passos seguintes para criar um cluster Kubernetes usando Docker e Talos.
Requisitos:
Instalando Cli do talos
O Cliente do talos pode ser instalado usando seu gerenciador de pacotes.
No MacOS.
brew install siderolabs/tap/talosctl
No linux.
curl -sL https://talos.dev/install | sh
No windows:
scoop install talosctl
Versões compiladas podem ser baixados no github Talos Release
Criando o cluster
Agora podemos rodar o comando de criação do cluster, especificando a quantidade de nós do tipo worker..
talosctl cluster create --name docker-talos --workers 2
Após criar o cluster, ele vai exibir na tela as configurações e já vai gerar o arquivo kubeconfig.
E é só isso, criamos um cluster Kubernetes local utilizando o Talos Linux, com apenas alguns comandos simples. Este processo é uma ótima maneira de testar e experimentar com Kubernetes de forma segura e rápida, sem a necessidade de instalar e configurar um ambiente de produção. Com o Talos, você pode criar clusters de teste em sua máquina local, o que é especialmente útil para desenvolvedores e profissionais de TI que precisam testar e demonstrar soluções de forma rápida e eficiente.
Para apagar o cluster rode:
talosctl cluster destroy --name docker-talos
Até mais!!
Top comments (0)