O Oh My Zsh é uma ferramenta bem conhecida para customizar o terminal Zsh, usado em distribuições Linux e no macOS. Além de oferecer uma variedade de temas, o Oh My Zsh também possui uma ampla gama de plugins, como completions, que ajudam a aumentar a produtividade.
Para aqueles que utilizam o Windows e desejam explorar algumas possibilidades oferecidas pelo Oh My Zsh, decidi escrever este artigo sobre o Oh My Posh. O Oh My Posh pode ser usado em vários shells, não apenas no PowerShell, e também é multiplataforma. Isso significa que ele pode ser executado tanto no Windows quanto em qualquer shell do Linux e no macOS, além de ser gratuito e de código aberto. No entanto, ele se limita à funcionalidade de temas e não oferece gerenciamento de plugins como o Oh My Zsh. O PowerShell, por sua vez, possui várias funções de completions que podem ser configuradas, mas estão fora do escopo deste artigo. Demonstrarei como instalá-lo no Windows.
O primeiro passo é garantir que você tenha um terminal adequado no Windows. Para isso, vá até a Microsoft Store e baixe o Windows Terminal. Você também pode usar um gerenciador de pacotes via linha de comando.
- Via Winget (nativo do Windows 11):
winget install --id Microsoft.WindowsTerminal -e
- Via Chocolatey (não oficial):
choco install microsoft-windows-terminal
- Via Scoop (não oficial):
scoop bucket add extras
scoop install windows-terminal
Em seguida, instale o PowerShell Core. No Windows padrão, o PowerShell antigo vem pré-instalado, mas você pode optar por instalar o PowerShell Core usando o pacote .msi disponibilizado pela Microsoft ou usando o Winget. Como não encontrei referências na documentação da Microsoft sobre a instalação usando outros gerenciadores, não posso recomendar neste momento.
- Via MSI:
- Via Winget:
winget install --id Microsoft.PowerShell --source winget
Após instalar o PowerShell Core, abra o Windows Terminal e defina-o como o terminal padrão. Para fazer isso, vá em Configurações, clique na seta para baixo ao lado do botão '+' na aba de título da janela e, em seguida, em Perfil Padrão, escolha PowerShell (não Windows PowerShell).
Agora, finalmente, vamos instalar o Oh My Posh, seguindo as instruções da documentação oficial. Existem opções para instalar usando gerenciadores de pacotes, mas neste caso, vamos utilizar o script PowerShell para instalar.
No Windows Terminal com PowerShell Core, execute a seguinte linha de comando e pressione Enter:
Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; Invoke-Expression ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://ohmyposh.dev/install.ps1'))
Agora, você deve configurar o Oh My Posh para iniciar junto com seu terminal. Para isso, edite o arquivo de perfil do PowerShell. A localização do arquivo fica armazenada na variável de ambiente $PROFILE
. Você pode usar o Notepad para isso:
notepad $PROFILE
Vá para a última linha do arquivo e adicione:
oh-my-posh init --shell pwsh | Invoke-Expression
Salve e feche o Notepad, e reinicie seu terminal. Deve abrir conforme a imagem abaixo, porém sem os ícones.
Para carregar os ícones, é necessário ter uma fonte que suporte esses caracteres. Para isso, vamos utilizar o Nerd Fonts. Basta escolher uma fonte, baixá-la e instalá-la com um duplo clique no Windows. Você também pode fazer isso por linha de comando usando o cmdlet do Oh My Posh para instalar fontes. Por exemplo, para instalar a fonte MesloLG, você pode executar o seguinte comando:
oh-my-posh font install MesloLG
Agora, é necessário ir nas configurações do Windows Terminal. Em "Perfis" > "Padrões" > "Aparência", selecione o tipo de fonte e troque para a fonte escolhida. Salve e feche as configurações. O Windows Terminal aplicará as alterações na janela atual.
Referências
https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/terminal/
https://learn.microsoft.com/pt-br/powershell/scripting/install/installing-powershell-on-windows
https://ohmyposh.dev/
Top comments (0)