E aí, gente bonita, beleza? Retomando os estudos em JS, hoje vou falar um pouco para vocês sobre o strict mode. Então pega um cafezinho e vem comigo.
Problemas da linguagem
Caso você seja novo na linguagem e não saiba, o JavaScript é uma linguagem muito poderosa e com ela você pode fazer muita coisa, mas quando eu digo muita coisa, é MUITA COISA mesmo. Coisas que não deveriam ser feitas. Costumo dizer que essa liberdade do JS é uma das melhores e piores coisas da linguagem.
Agora você me pergunta: que coisas são essas?
E aqui estou para te dizer alguns problemas da linguagem:
- Pode atribuir valores a variáveis não declaradas.
- Você pode usar o operador delete em variáveis e funções.
- Nomes de parâmetros duplicados são permitidos fora do strict mode.
Caso queira ver mais alguns problemas da linguagem, recomendo a leitura do repositório What the f*ck JavaScript?. Conhecer os problemas da linguagem é tão importante quanto os seus pontos fortes.
Como eu resolvo isso?
Ok, realmente temos alguns problemas na linguagem, mas para evitar todos logo de cara você não precisa ler todo o repositório do What the f*ck JavaScript? de uma vez só. Você pode usar o famoso 'use strict'; no topo dos seus arquivos. Assim, você vai ativar o modo estrito para todo o arquivo e todos esses problemas da linguagem vão aparecer como erros no seu console e você vai poder resolvê-los antes de enviar para o ar!
É importante lembrar que muitas bibliotecas já usam o strict mode por debaixo dos panos, assim como compiladores como Babel e TypeScript. Então você deve se preocupar mais com o uso do strict mode quando for trabalhar com JS puro.
Conclusão
Dito tudo isso, hoje vimos que o nosso amado JS não é só feito de coisas boas, apesar de ainda serem muitas rsrs. Recomendo fortemente a leitura do repositório What the f*ck JavaScript? e, caso queira saber o que mais o modo estrito do JavaScript resolve, eu deixei alguns links de referências.
Referências
Espero que tenha sido claro e tenha ajudado a entender um pouco mais sobre o assunto, fique a vontade para dúvidas e sugestões abaixo!
Se chegou até aqui, me segue la nas redes vizinhas.
Top comments (1)
Hi Cristian Magalhães,
Top, very nice !
Thanks for sharing