DEV Community

Cover image for JavaScript: O que é callstack?
Cristian Magalhães
Cristian Magalhães

Posted on • Updated on

JavaScript: O que é callstack?

Para podermos evoluir e irmos além do básico é importante conhecer como as linguagens de programação funcionam, o que aqui no caso é o JavaScript. Então para isso eu pretendo fazer alguns posts falando de uma forma mais profunda sobre os mecanismos dessa linguagem de programação. Hoje eu gostaria de começar falando sobre a "callstack".

Antes de começar é importante deixar claro que a callstack não, é algo que existe apenas no JavaScript, é um mecanismo usado por outras linguagens também.

Outra coisa importante é que você conheça o conceito de pilha que é ensinado na matéria de estrutura de dados. Caso não conheça ainda recomendo ler este artigo onde eu explico de forma simples o conceito de pílha na programação.

Qual é a sua função?

O objetivo da callstack é manter o controle do ponteiro e dizer para a função atual, para qual função deve ser retornado o controle após o fim da sua execução. Ou seja, ela serve para dizer o que o computador deve executar após o fim da função atual. Simples, né? Agora vamos para algo mais prático.

Exemplo

Image description

Vamos considerar esse código acima para exemplo. Nele eu simulo uma chamada a um serviço que chama um repository para simular um banco de dados.

Quando começamos a execução do nosso programa a nossa função main é adicionada a callstack. Logo a nossa callstack ficará assim:

Image description

Em seguida nós chamamos a função getServiceUsuarios que é o serviço que chama o repository e a função de formatação das informações do usuário. Então teremos o seguinte cenário:

Image description

Agora nós vamos chamar a função repositoryUsuarios e logo em seguida a função de formatação. Porém, as duas nunca estarão juntas na callstack, pois uma é chama após a execução da outra. Então quando eu chamo a função do repository eu tenho a seguinte situação:

Image description

Então ela sairá da stack e dará espaço a função formatarUsuarios que por fim vai retornar os usuários formatados e sair da callstack também. E aqui as funções começam uma a uma, sair da callstack retornando os seus resultados. Até que chegam na função main que mostra o resultado na tela e finaliza o programa. Assim a stack ficará vazia novamente.

Outro momento em que a callstack está presente no dia a dia é na mensagem de erro. Forcei a minha função repositoryUsuarios a jogar um erro e olha só, ali está a callstack do node com as funções que foram chamadas até chegar na função em que ocorreu o erro. E também podermos ver até mesmo os módulos internos do node que foram chamados, para a execução do nosso programa.

Image description

Muito obrigado por ler 🙃

Links úteis

Top comments (0)