DEV Community

Cover image for Dicas de como escrever um código limpo
Cristian Magalhães
Cristian Magalhães

Posted on • Edited on

Dicas de como escrever um código limpo

Eae gente bonita, beleza?

Dessa vez eu gostaria de trazer algumas dicas para você poder começar a escrever um código mais limpo. Essa é uma das coisas que eu acho muito importante para todo desenvolvedor aprender, independente de linguagem, área, framework, etc.

O que é código limpo?

Bom o termo foi criado por Robert C. Martin no livro Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software. Mas aqui não vou me aprofundar muito nos ensinamentos desse livro, pois não é uma obrigatoriedade você ter lido ele para poder escrever códigos melhores.

Eu resumiria o termo código limpo em: criar um código de fácil leitura, manutenção e eficiente.

Bem simples né.

O que fazer para tentar escrever um código melhor

Na sopa de letrinhas que existe na área de programação com dezenas de siglas é interessante você estudar algumas, pois elas vão te ajudar a escrever um código melhor. As que mais me marcaram e ficaram na minha cabeça foi o K.I.S.S. e o D.R.Y.

Keep It Simple, Stupid

Nós poderíamos traduzir o nome desse principio para apenas "mantenha isso simples e estúpido". Eu gosto bastante, pois a ideia do KISS é que você mantenha seu código mais simples possível. Você não precisa escrever um código complexo para ser um bom programador, a melhor forma de fazer um bom código e um código limpo é criar um código simples ou estupidamente simples. O seu time vai entender o seu código muito mais fácil e principalmente vai ser muito mais SIMPLES de fazer manutenção

D.R.Y.

A sigla DRY significa Don't Repeat Yourselft que em tradução livre pode ficar como "Não se repita" ou não "Repita a si mesmo" algo nesse sentido. A ideia do DRY é lembrar a você para não repetir regras em vários locais na mesma aplicação. Pelo simples motivo de facilitar a manutenção. Vamos a um exemplo: imagine que você tem um front-end ou ele cadastrar e edita usuário e uma das informações desse usuário é o CPF. Você acha que vale a pena eu remover a máscara desse CPF em todos os inputs ou apenas no serviço que salva e edita? Fazendo isso apenas no serviço eu não preciso fazer em vários outros casos onde o CPF possa vir a ser exigido.

Pontos gerais

Aqui pretendo ser mais direto e explicar motivos e formas de fazer.

Variáveis

X ou I não são nomes legais para você usar em suas variáveis. Sempre tente ser o mais descritivo possível ao nomear variáveis, por mais que nome possa ficar grande o importante é que fique claro para que ela serve.

Condicionais

É normal termos que criar algumas condicionais complexas. Mas para uma leitura rápida entender uma condição com mais de uma linha leva um tempo e isso é algo que pode ser otimizado simplesmente quando o resultado da condicional em uma variável e testando a variável.

Por exemplo:

const numeros = [1,2,3,4,5,6,7,8,9,10];

for (const numero of numeros) {
    if (numero % 2 === 0 && numero = 2 && numero = 2 && numero) {
        console.log('Número', numero)
    }
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Nesse código eu quero mostrar os números entre 2 e 5. A condicional acabou ficou um pouco extensa, não é muito complexa mas nós podemos melhorar isso da seguinte forma:

const numeros = [1,2,3,4,5,6,7,8,9,10];

for (const numero of numeros) {
    const numeroEntreDoisECinco = numero % 2 === 0 && numero >= 2 && numero <= 5
    if (numeroEntreDoisECinco) {
        console.log('Número', numero)
    }
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Nesse caso a cada iteração nós atribuimos a condicional a variável e testamos. Dessa forma fica muito mais simples entender o objetivo do código.

Eu falei um pouco apenas nesse artigo sobre código limpo, porém é um assunto bem extenso e tem muitas outras coisas a serem pesquisadas. Abaixo vou deixar algumas recomendações.

Nomes de funções

Outra coisa muito importante é nomear bem as suas funções. Dessa forma o código vai acabar parecendo um texto e ficando muito mais fácil de ser lido por você e por outros devs.

Bônus

Você trabalha com Typescript? Pois então use a tipagem "mas demora pra tipar", "é chato", "não precisa". Você ter a tipagem no seu código faz com que você nem precise abrir algumas funções para ler e economizar tempo. Fora os erros que o próprio TS evita durante o desenvolvimento. Eu sinto que quando o código está tipado ele fica muito mais fácil de ser entendido.

Recomendações

Ler sobre os termos:

  • SOLID
  • YAGNI

Assistir os seguintes videos:

DRY, KISS, YAGNI | Code/Drops #27

Playlist clean code Filipe Deschamps

Se chegou até aqui, me segue la nas redes vizinhas.

Top comments (0)