Eae gente bonita, beleza?
Recentemente estava conversando com um amigo que está iniciando na programação, ele me indagou sobre a dificuldade de criar um projeto próprio. Então, pensando nisso resolvi vir aqui e descrever meu processo para organizar uma ideia, tirando do papel e quais são os passos que podem ser feitos para se organizar e elaborar seus próprios projetos.
Qual é o objetivo?
Aqui é a que você pensa no que o seu projeto vai fazer. Nesse texto vou trabalhar numa ideia simples, um app para gerenciar os clientes de um salão de cabeleireiro.
Temos um tema, qual vai ser o objetivo desse app?
Ou melhor, onde ele vai entregar valor, qual o problema que ele vai solucionar? Ou até mesmo se é uma aplicação simples para poder aprender novas tecnologias.
Nesse caso, quero um app onde os clientes possam agendar o seu horário e eu como cabeleireiro possa aceitar o agendamento, também quero que o app notifique os clientes da confirmação e que já mostre o valor do serviço.
Obs: Acima eu citei o termo "entregar valor", o que se refere ao nivel de satisfação do cliente com o seu serviço e a sua capacidade de solucionar o problema apresentado na aplicação.
Como ir fundo na ideia
Saber criar um fluxograma é uma habilidade muito importante para nós desenvolvedores, você pode usá-lo para entender melhor o processo das informações. Já fiz bastante para organizar o que eu precisava codar em testes de empresas.
Nesse momento gosto de trabalhar criando fluxos , abaixo vou deixar a lista de alguns sites onde você pode fazer o seu:
Abaixo vou deixar um vídeo explicando o que é um fluxograma e como criar um de forma bem detalhada.
Mãos na massa
Nessa primeira etapa começo descrevendo os pontos principais que preciso que o app tenha e adiciono mais coisas conforme a necessidade for surgindo.
PS: Pode ficar tranquilo que vou adicionar esse diagrama com link ou uma imagem em resolução maior para você poder ler com mais detalhes.
O objetivo principal do aplicativo é criar agendamentos, e pra isso o usuário precisa criar uma conta inserindo informações como nome, e-mail e horário. Após isso ele vai até a tela de agendamentos e isso acaba gerando a necessidade de criar um menu para ele navegar
Com isso eu já tenho o primeiro fluxo e ficou assim:
Agora vamos adicionar o "mostrar o preço de cada corte" no nosso fluxo.
E agora vamos finalizar o fluxo do cliente ficando da seguinte forma:
Por fim agora vamos criar o fluxo do cabeleireiro que é bem simples, então vou adicioná-lo por completo aqui também:
Porque as cores mudaram?
É importante você adicionar legendas ao seu fluxograma, pois assim fica mais claro quem faz cada fluxo no sistema e ao que tem acesso. Nesse caso ficou o azul para o cabeleireiro e verde para o cliente
E por fim segue a imagem do fluxo completo:
Dessa forma fica muito mais fácil de entendermos o nosso sistema e como ele funciona. Com isso a gente consegue se organizar melhor para saber por onde começar a codar e criar regras mais específicas.
IMPORTANTE: Deve ficar bem claro que isso é algo totalmente pessoal. Não existe nada escrito na pedra de como fazer isso. Outro ponto importante é que a ideia que vou falar sobre nesse texto e as dicas que irei dar são para projetos pessoais, não para aplicações reais e grandes.
Link do whimsical para ver com mais detalhes
Se chegou até aqui, me segue la nas redes vizinhas.
Top comments (0)