Já precisou transferir um arquivo para alguém pela internet e não foi fácil chegar numa solução fácil? O magic-wormhole pode ser uma excelente alternativa!
Esse XKCD ilustra bem a motivação do magic-wormhole, a fim de copiar um arquivo para outra pessoa, algumas vezes sites como Dropbox não são a melhor opção, e como muitas vezes não se pode encontrar fisicamente para ser via um “pendrive” (principalmente com uma pandemia 😷) o magic-wormhole cria um “túnel mágico” para te salvar✨
Como usar
O magic-wormhole é um programa em python para ser usado no terminal, então se você já tem o python instalado basta instalá-lo com o pip:
pip install magic-wormhole
Uma vez instalado de ambos os lados (quem envia e quem recebe), basta rodar o comando wormhole send seguido do nome do arquivo:
$ wormhole send
Sending 45 Bytes file named 'arquivo_a_ser_enviado'
Wormhole code is: 6-wichita-reindeer
On the other computer, please run:
wormhole receive 6-wichita-reindeer
Agora, quem vai receber deve digitar wormhole receive seguindo do código gerado (6-wichita-reindeer).
É isso! Como mágica o arquivo é enviado como mágica 🤩
Como funciona o magic-wormhole?
Sem entrar muito em detalhes, o magic-wormhole funciona em 2 partes: a descoberta e o envio em si.
- A pessoa que vai enviar o arquivo roda o wormhole send.
- É gerado um código (ex.: 6-wichita-reindeer), pelo servidor mailbox do magic-wormhole.
- Quando o cliente entra com o código, a pessoa que envia e a recebe conseguem “se encontrar”.
- É tentado uma conexão direta, entre as duas pessoas, se estiverem na mesma rede local vai funcionar e ser muito rápido, caso contrário o magic-wormhole intermedia a conexão através do seu servidor de transito (a conexão sempre é criptografada).
Quem tiver interesse para aprender profundamente como funciona veja a palestra do Brian Warner, o autor original do projeto na PyCon 2016.
Outro programa excelente que funciona de uma maneira similar, mas para outro proposito é o Syncthing, que permite sincronizar os arquivos entre seus dispositivos, criando sua “nuvem privada” somente com seus dispositivos.
Top comments (0)