DEV Community

Cover image for Como Ler Artigos Científicos, by Professor Andrew Ng
Erica Bertan for Computando Arte

Posted on

Como Ler Artigos Científicos, by Professor Andrew Ng

Cover photo by Annie Spratt on Unsplash

1. Disclaimer

Existem artigos e artigos, mas via de regra, a leitura deles não é uma tarefa fácil. Além da dificuldade inerente ao domínio do problema abordado por qualquer artigo, a linguagem tende a ser mais rebuscada e cheia de jargões. Isso sem falar na parte matemática!
Pensando na orientação de seus alunos, o professor Andrew Ng preparou parte de uma aula [1] para orientá-los sobre como lidar com esse tipo de leitura.

Quem é Andrew Ng?

Formado com major triplo em Ciência da Computação, Estatística e Economia da Universidade de Carnegie Mellon, mestrado no MIT e doutorado em Berkeley, Andrew Ng é professor na Universidade de Stanford. Tem vasta experiência e contribuições no campo de Aprendizado de Máquina e Aprendizagem Profunda, tendo fundado e liderado o Google Brain, o Coursera e também atuado como Cientista Chefe no Baidu.

2. Passos

Segundo o professor Ng, a forma menos eficiente de se ler um artigo é lê-lo da primeira até a última palavra. Por experiência, a chance de travar em algum lugar e não desapegarmos é grande 😅 Isso pode desestimular não só a leitura corrente, mas as subsequentes.
Para um entendimento superficial, porém rápido o suficiente para identificarmos que o artigo realmente se trata de algo que precisamos ler, o professor Andrew Ng indica 4 passos simples, que ajudam de forma leve no entendimento progressivo do artigo.

  • Passo 1: Leia o título, o abstract e as figuras: essa deve ser sua primeira varredura no artigo. A ideia é ter um entendimento primário do que se trata o artigo para verificar se vale à pena aprofundar ou não na leitura;
  • Passo 2: Leia a introdução, as conclusões e as figuras. Ignore o resto, incluindo Trabalhos Relacionados: normalmente essas seções são pensadas para expressar as hipóteses e resultados do artigo de forma sucinta. Lê-los dará uma boa ideia se vale à pena seguir adiante no aprofundamento da leitura ou não.
  • Passo 3: Leia ignorando as fórmulas: caso a leitura descrita no Passo 2 tenha sido satisfatória, leia todo o artigo e ignore todas as fórmulas. Elas podem atrapalhar nesse momento e devem ser deixadas para depois.
  • Passo 4: Leia tudo, mas ignore as partes que não fazem sentido: releia o artigo e aceite que tem partes que não vão fazer sentido e que isso não deve prender você.

3. Tente Responder

Depois da varredura descrita nos passos do item 2 deste texto, se você consegue responder de forma clara às seguintes perguntas, então você tem um ótimo entendimento sobre o artigo lido.

  • O que os autores tentaram realizar?
  • Quais foram os elementos chaves da abordagem?
  • O que você pode utilizar?
  • Que outras referências você quer seguir?

4. Conclusão

Confesso que a leitura de artigos científicos já me assustou muito no passado, mas depois que descobri essa aula do professor Andrew Ng, eu compreendi que existe uma forma especial de lidar com esse tipo de leitura, que é diferente das nossas leituras convencionais.
E você que já está craque nessa ciência, tem outras dicas para compartilhar com a gente? Fique super à vontade para deixar nos comentários! Todos nós agradecemos 😃 Espero que esse texto seja útil para aqueles que gostariam de enxergar uma forma mais simples de lidar com artigos.

5. Referência

Tive que abstrair vários tópicos para condensar o assunto no formato de texto, mas ainda assim recomendo muito a todos que assistam a aula completa que me inspirou a trazer o assunto aqui no blog:

[1] Stanford CS230: Deep Learning | Autumn 2018 | Lecture 8 — Career Advice / Reading Research Papers. https://www.youtube.com/watch?v=733m6qBH-jI

Discussion (0)