loading...
Cover image for [PT-BR] Dialogflow Intents

[PT-BR] Dialogflow Intents

chibichibibr profile image Amanda Cavallaro Updated on ・3 min read

Os intents no Dialogflow definem um comportamento específico, de forma similar ao você clicar em um botão de uma página de web, você espera que algum evento ocorra após isto.

No seção intents, nós iremos definir as frases ditas pelos usuários, assim como as respostas dadas pela sua conversational action, sejam elas escritas estaticamente ou provenientes de um endpoint terceiro.

Ao criar um novo agent no Dialogflow, você pode perceber que já existem dois intents já criados para você o default welcome intent e o default fallback intent.

Default Welcome Intent

O intent de boas-vindas é a primeira mensagem, geralmente uma saudação. Ele também pode ser responsável por informar seus usuários sobre as opções do que eles podem perguntar.

Default Fallback Intent

Seria a famosa frase do "não entendi o que o usuário falou", para corresponder algo dito que não foi compreendido, você pode criar intents de fallback.

Sempre que um usuário disser algo ao seu agente, este tentará corresponder a frase dita a um determinada intent; então, o agente retorna a resposta definida dentro deste intent.

O conceito

Durante os workshops que eu ministrei, eu percebi falhas de compreensão recorrentes ao aprender este conceito fundamental para criar as conversas automatizadas.

Pergunto: quando você pensa em intents, seriam estas:

  • As frases faladas pela pessoa que está interagindo
  • As respostas provenientes do conversational action

Treinamentos de possíveis frases ditas pelos usuários

Se você falou as duas opções, parabéns! Onde está escrito "training phrases" deve-se adicionar as frases ditas pelos humanos.

Já em "responses" encontramos as frases que serão respondidas aos utentes.

Lembre-se que você também ativar o "Enable webhook call for this intent" que fica bem ali embaixo de "Fulfillment" para a resposta proveniente àquela frase vir do seu endpoint !

Treinamentos de possíveis respostas enviadas para os usuários

Pensemos no intent da seguinte forma — ele é um turno de uma conversa um a um.

O utente irá inserir uma mensagem, ela será analisada pelo Dialogflow, e dentro do intent correspondente ele irá responder à esta interação.

Events

Exemplo de eventos

Os events podem possibilitar com que você invoque intents de acordo com um acontecimento que não foi o usuário se comunicando diretamente.

O Dialogflow oferece suporte a eventos de várias plataformas e canais (como o Google Assistente, o Telegram e muitas outras integrações) com base nas ações realizadas pelos usuários nessas plataformas.

Você também pode criar seus próprios eventos personalizados que podem ser acionados utilizando o fullfilment.

Actions e Parameters

Ações e parametros

Os parâmetros são informações relevantes extraídas das frases ditas.

Exemplos desse tipo de informação incluem datas, endereços, medidas, horas, nomes, lugares entre outros.

Você pode utilizar parâmetros como entrada de fluxo, por exemplo: procurar informações, executar uma tarefa ou retornar uma resposta.

Já o valor do campo action é passado para o fulfillment e pode ser usado para acionar uma lógica específica a partir do seu backend.

Vídeo aula

Uma explicação de intents que criei para um projeto social, na língua portuguesa!

Contato

Site pessoal com um chatbot pra fazer perguntas
Twitter

Posted on Apr 11 by:

chibichibibr profile

Amanda Cavallaro

@chibichibibr

https://www.amanda.ml/about.html

Discussion

markdown guide