Flashback é uma tecnologia introduzida no Oracle Database 10g. Esta tecnologia nos permite realizar diversas operações no banco de dados com a intenção de encontrar soluções para os problemas lógicos, como por exemplo: restaurar uma tabela para um ponto do tempo antes de algum DELETE; restaurar uma tabela que foi removida; consultar dados de uma tabela em um momento específico no passado; voltar o banco de dados para um ponto no tempo.
Esta tecnologia não necessita de uma restauração física dos arquivos do banco de dados. O Flashback usa dados de UNDO ou Flashback Logs, dependendo de qual função o Flashback está sendo utilizado. O Flashback não é um método de recuperação que substitui ferramentas como restauração/recuperação RMAN, exportação/importação ou outras; mas é um complemento.
A seguir estão alguns exemplos de sintaxe do Flashback Database:
Configure uma área de recuperação rápida:
SQL> alter system set db_recovery_file_dest = '/u03/app/oracle/fast_recovery_area' scope=both;
System altered.
Configurar a retenção dos Flashback Logs:
SQL> alter system set db_flashback_retention_target = 4320 scope=both;
System altered.
Habilitar o Flashback no nível do Container Database:
SQL> show con_name
CON_NAME
------------------------------
CDB$ROOT
SQL> alter database flashback;
Database altered.
Vantagens do banco de dados Flashback:
Redução da Sobrecarga de Armazenamento: Pode reduzir a necessidade de manter vários backups completos, já que o Flashback Database pode ser usado como uma alternativa para certos cenários de recuperação.
Recuperação Rápida: Permite reverter o banco de dados para um ponto no tempo anterior de maneira rápida e eficiente, evitando a necessidade de restaurar backups completos.
Desvantagens do Flashback Database:
Impacto no desempenho: O processo de flashback pode impactar o desempenho do sistema, especialmente em grandes bancos de dados, devido à carga adicional de processamento.
Dependência de logs: O Flashback Database depende da existência de logs de flashback, que precisam ser mantidos e gerenciados especificamente. A perda desses logs pode comprometer a capacidade de recuperação usando o Flashback Database.
Cenários em que o Flashback Database pode ser utilizado no mercado:
Útil para realizar testes em aplicações e depois desfazê-las;
Para testar alguma atualização;
Desfazer alterações indesejadas;
Desfazer um OPEN RESETLOGS;
“Levar“ um PDB a diferentes pontos no tempo.
Top comments (0)