DEV Community

loading...

Começando uma jornada em .net em 2021

Bruno Dantas
・5 min read

Alt Text
Pois bem, você como eu deve ter chegado neste post pois está buscando uma luz por onde começar depois de ler sobre tantos nomes parecidos de tecnologias Microsoft, como: .NET, .NET Core, ASP.NET, .NET5 e etc.
E pior do que isso, ao procurar uma vaga você lê na descrição "Procuro desenvolver com experiência em .net" ué, mas .net não é uma biblioteca? Como a pessoa pode saber tudo?
Pois é gafanhoto, vou tentar te ajudar a entender esse cenário e por onde começar.

Antes de começar, gostaria de ressaltar que não acho muito objetivo e produtivo explicar aqui toda a história do .net e nem todas suas versões e diferenças entre elas, mas para os que tem interesse seguem links de vídeos que acho legal que contam a história em Português e Inglês.

Além disso, segue um módulo da Microsoft que explica detalhadamente a história e o que ele significa


Primeiro: O que é .NET, por que aprender e por onde começar:

.Net é um framework

Um framework em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica.Wikipédia

Como explica bem o texto acima, essa abstração criada pela Microsoft é um conjunto de bibliotecas (e por biblioteca entenda módulos ou segmentações de funcionalidades criadas para um ou mais objetivos) e linguagens que é usada para construir aplicações.

Portanto, invés de sair criando códigos e soluções complexas para problemas do dia a dia, convém aprender a usar uma tecnologia que já possui uma documentação e explica de forma simples e com exemplos como resolver um problema.

Mais adiante vou explicar melhor sobre onde baixar, qual baixar e etc.

Beleza, entendi sobre o .net e por onde eu começo?

Antes de mais nada é importante que você conheça a linguagem de programação C#, que é uma linguagem fortemente tipada, muito bem documentada, criada pela Microsoft e que segundo o próprio site da Microsoft é bem familiar para quem já teve contato com Javascript, Java ou C++.

A escolha do C# é proposital, por ser multi-plataform é importante definir para que caminho (ou caminhos) você gostaria de trilhar. Em todos o C# será usado e se no futuro desejar entregar outro tipo de solução, basta reaproveitar seu conhecimento na linguagem.

Abaixo algumas soluções que podem ser construídas com esse framework:
image

Legal, escolhi um ou mais caminhos e agora?

Primeiro é interessante lembrar que a linguagem oferece uma estrutura multi-plataforma e todas as informações de instalação podem ser obtidas aqui, minha sugestão é seguir com o .net5 ou só .NET como é chamado de forma mais resumida hoje em dia.

Bom agora chegou a hora de se planejar para mergulhar nesse mundo de C# e tecnologia que você escolheu, afinal antes de ir é importante saber para onde ir.

1- Onde posso anotar blocos de códigos legais de lembrar no futuro, prints e conceitos importes? Resposta: NOTION

Essa é uma plataforma bem moderna web ou desktop, que te permite criar estruturas de cardernos e diversos tipos de arquiteturas para armazenar a informação que você considera importante.

2- Onde posso fazer uma playlist de aulas ou um passo a passo para aprender a linguagem?

Se não é familiarizado com o termo "lógica de programação" é importante ter essa base bem fixada antes de se aprofundar em uma linguagem, isso é fundamental para estudar uma linguagem e entender como ela funciona, por isso sugiro começar estudando algoritmos.

2.1- Tá beleza e o C# posso aprender o básico e avançado nele?

Claro que pode, a Microsoft preparou uma plataforma excelente que usa o "gamefication" para ensinar coisas do básico ao avançado e tudo isso diretamente no Browser. Vou passar a minha sugestão de caminhos que você deve seguir na plataforma Learn


E depois de tudo isso onde posso aprender mais?

  • No próprio site Learn da Microsoft tem vários cursos mais avançados: Clica aqui
  • No site do Balta.io na parte "começe de graça"

E se você curtir conteúdo em inglês também (lembrando que o youtube traduz automaticamente se precisar)

Enfim agradeço se você chegou até aqui e espero com esse post ajudar pelo menos uma pessoa que começou a estudar isso e estava completamente perdido 😉

Um Abraço e até o próximo post!


Referências:

https://devblogs.microsoft.com/dotnet/introducing-net-5/

https://balta.io/blog/dotnet

https://dotnet.microsoft.com/languages/csharp


Achou algo que está incorreto ou gostaria de sugerir algo para melhorar o conteúdo? Me manda no Inbox! Valeu!

Discussion (0)