DEV Community

Cover image for Empregabilidade, você está preparado para isso?
Roberson Miguel
Roberson Miguel

Posted on

Empregabilidade, você está preparado para isso?

Nos últimos dois anos migrei 2 vezes de carreira, migrei sem mudar de empresa e sem deixar de ser um desenvolvedor de software.

Mudar de carreira não necessariamente requer um novo título, títulos já não identificam o que realmente uma pessoa faz. Nós precisamos manter um olhar para o futuro e aceitar que nossos soft skills podem nos levar a executar tarefas que em alguns cargos ainda não conseguem ter uma boa definição.

Hoje eu sou Desenvolvedor de Software, atuo como Developer Relations, e na minha pós-graduação me desenvolvo na área de comunicação, gestão de projetos e desenvolvimento de pessoas.

Se eu me apresentar como desenvolvedor de software e falar o que realmente eu faço no meu dia a dia, as pessoas não vão entender qual é o meu trabalho, e isso não me preocupa, pois sei que 85% das profissões dos próximos 5 anos ainda nem existem.

Melhor programa social é a empregabilidiade  -  Meu atual CEO Rodrigo Dantas

Isso não significa o fim das profissões que conhecemos hoje, mas quer dizer que elas certamente serão transformadas e nossas soft skills serão o principal fator de mudança.

A área que hoje você está atuando tem o objetivo X, e amanhã pode fazer sentido atuar no objetivo Y, e você precisa estar preparado para isso.

O processo de aprendizagem está mudando rapidamente e quem quer construir um processo transformador para empregabilidade deve ter como premissa: aprender a aprender, isso é, ser e ajudar pessoas a serem um tanto autodidatas.

Se desafiar a compartilhar seus aprendizados irá permitir que você desenvolva um processo de troca e empatia. Rapidamente você será impactado e passará a desenvolver habilidades como raciocínio lógico e alta capacidade de autonomia e isso certamente ajudará você e a outros.

Acredito que cinco habilidades se mostram primordiais e que devemos incentivar e cultivar nas pessoas e em nós mesmos:

  1. Impulso criativo;
  2. Lógica;
  3. Inteligência emocional;
  4. Julgamento;
  5. Conhecimento tecnológico.

A capacidade de desenvolver novas habilidades é incrivelmente útil em uma era de transformação como a que estamos vivendo.

Muito do conteúdo necessário para nosso desenvolvimento já foi produzido e colocar mais pessoas em um mesmo ponto de partida é um propósito a ser alcançado.

O desafio passa a ser impulsionar pessoas para um processo autodidata, criar condições para acesso a ferramentas online e incluí-las em uma rede de contatos que favoreçam seu desenvolvimento.

Top comments (0)