DEV Community

loading...
Cover image for Novidades do Java 11

Novidades do Java 11

Bilbo o lixeiro
・3 min read

A nova versão LTS do Java chegou e com ela tivemos algumas mudanças não só a nível de código, mas também de como a Oracle lida com as novas releases; agora, serão lançadas versões a cada 6 meses e a cada 4 anos uma nova versão LTS será lançada. Em setembro deste ano de 2021 será lançada a versão 17 que também será LTS.

Esse artigo trará algumas informações sobre a versão long-term atual. Bem como novas features e features que foram removidas e performasse.

Porque escolher Java 11?

Apesar de existirem novas versões com várias melhorias, que iremos explorar, o Java 8 ainda continua sendo a versão mais usada, representado 75% dos projetos segundo o dev eco system 2020 do Jetbrains.

Ao mesmo tempo imagino que aos poucos a tendência é que esse número venha a diminuir aos poucos para uma versão mais nova já que o suporte à versão 8 se encerrou em janeiro do ano de 2019. Em 2019 83% dos projetos ainda utilizavam Java 8 e diminuiu quase 10% em um ano, então porquê não estar preparado pra essa transição?

Novidades

Manipulação de Strings

Alguns métodos foram adicionados no tocante a manipulação de Strings como o repeat, strip, stripLeading, stripTrailing, lines e isBlank. Esses métodos vão tornar seu trabalho muito mais rápido sem a necessidade de importar novas bibliotecas.
Dando destaque ao strip que tem o funcionamento similar ao do trim só que ele da suporte ao Unicode:

image

No caso do trim ele não reconhece o \t como espaço:
image

Ainda falando de strings podemos mencionar que foi adicionado o Unicode 10, então agora você consegue utilizar mais tipos de emoji no seu código 🙂.

Variáveis por inferência

Foi incluída uma novidade bem legal no Java 11, que já é utilizada em outras linguagens como o Kotlin. São as variáveis de tipo "genérica", em que seu tipo é definido em tempo de compilação.

Essa implementação foi introduzida na JEP 323, agora podemos definir variáveis apenas com:
image
E não só isso! Em lambda expressions nós podemos adicionar anotações na entrada da função:
image

Manipulação de arquivos

Na nova versão também ficou mais fácil de ler e escrever Strings em arquivos. Foram implementados dois métodos:

  • readString()
  • writeString()

Novidades no GC

Diferente da JVM GC que é responsável por alocar e desalocar memória, o Epsilon consegue apenas alocar memória. Mas aí você pensa: “Mas que inútil, um garbage collector que apenas aloca? Pra que vou usar isso?”. Calma! Essa ferramenta pode ajudar em algumas coisas durante o processo de desenvolvimento como teste de performance.
Tendo apenas compatilibilidade com os sistemas Linux, também temos de novidade o GC experimental de baixa latência, Z Garbage Collector, ZGC, é apresentado, com o objetivo de ter um tempo de pausa máximo de 10 ms.

HTTP client

Também foi implementado o HTTP Client API, que suporta não só o HTTP 1.1 mas como também o HTTP 2 e o websocket através do HttpClient, HttpRequest, HttpResponse e o Websocket.
image

Flight recorder

Em termos de perfiladores de código temos adição de um produto que era comercial e agora tem uma versão open source no Open JDK 11. Essa ferramenta consegue perfilar a aplicação em tempo de execução e guarda os resultados em um arquivo ‘.jfr’.

Discussion (2)

Collapse
wldomiciano profile image
Wellington Domiciano

Muito legal o artigo, resumiu bem!

Só uma observação quando vc diz "São as variáveis de tipo "genérica", em que seu tipo é definido em tempo de execução".

Na verdade toda variável tem um tipo definido já em tempo de compilação, não de execução. O tipo é inferido com base no valor que vc usa para inicializar a variável.

var a = new ArrayList<String>(); // a é ArrayList<String>
var b = 1; // b é int
var c = "c"; // c é String
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Para comprovar isso, experimente compilar o código abaixo:

public class Test {
  public static void main(String... args) {
    var x = 123;
    x = "123";
  }
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Vc vai ver que ocorrerá um erro de compilação com a mensagem "error: incompatible types: String cannot be converted to int".

Collapse
bilbolixeiro profile image
Bilbo o lixeiro Author

Obrigado pela observação! Realmente é isto mesmo que você falou. Vou corrigir a publicação 😄