DEV Community

Luiz Bernardo
Luiz Bernardo

Posted on

Hello World com Terraform

O Terraform trabalha com uma linguagem de configuração construida em blocos como os blocos provider, resource, variable entre outros.

O objetivo principal da linguagem Terraform é declarar recursos , que representam objetos de infraestrutura. Todos os outros recursos de linguagem existem apenas para tornar a definição de recursos mais flexível e conveniente.

Os blocos são contêineres para outro conteúdo e geralmente representam a configuração de algum tipo de objeto, como um recurso. Os blocos têm um tipo de bloco, podem ter zero ou mais rótulos e ter um corpo que contém qualquer número de argumentos e blocos aninhados. A maioria dos recursos do Terraform é controlada por blocos de nível superior em um arquivo de configuração. Em outras palavras o Terraform trabalha com encapsulamento e instancias de objetos.

Beleza, nada melhor do que um Hello World para começar uma nova linguagem né?

No terraform o resultado de uma execução e tratado como uma saida da propria execução.

Para definir uma saída, você abre um bloco de saída usando a palavra chave output. Você então começa o bloco output com {. Você só tem permissão para definir uma única propriedade chamada value. Qualquer valor que você der à propriedade value será enviado ao console após um sucesso terraform apply. Você então fecha o bloco de saída com }.

output "message" {
    value = "Hello World"
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

A saida será essa:

output exemplo

Para saber mais sobre a linguagem e só clicar aqui

Vlw Flw

Discussion (1)

Collapse
portoalan profile image
Alan Porto

Ótimo artigo!! 👏🏾👏🏾