A ideia deste post é mostrar como podemos utilizar alguns serviços de Storage da AWS para migrarmos imagens de exames médicos de um storage local para AWS.
Sabemos que existem diversos serviços de PACS (Picture Archiving and Communication System) que são utilizados para armazenar todas as imagens dos exames realizados em clínicas ou hospitais.
Então sigamos em frente com o post com o cenário abaixo:
Imaginemos o seguinte ponto:
O cliente relatou que possui um arquivamento de 8TB mensal, também possui em torno de 450TB em fitas de armazenamentos que devido à uma lei brasileira, é necessário manter os exames armazenados por 20 anos.
O cliente utiliza a solução de PACS da Fujifilm que possui uma particularidade para se integrar com a AWS, pois não há campo de integração de se conectar diretamente via S3 através de um usuário programático com Access e Secret Keys e com permissões específicas. Dessa forma seguiremos com um Storage Gateway para servir de intermediário de envio e recebimento de dados.
Em torno de 250 GB serão coletados da AWS (média/mês) para consulta de exames.
Como premissa o cliente exigiu um Direct Connect por conta da velocidade do link de internet local ser de baixa banda larga.
Para isso propomos o seguinte cenário ao cliente:
Entendendo a arquitetura de referência:
Data Center Corporativo
- Storage representa os sistemas de armazenamento de dados do data center corporativo, onde os dados ativos são mantidos.
- Tape Storage representa o sistema de armazenamento em fitas, utilizado para backup e arquivamento de dados a longo prazo.
AWS Cloud
- Região dependerá de onde você irá provisionar os recursos, geralmente o cliente precisa, por conta da LGPD (GPDR), implementar o ambiente em seu país local.
Storage Gateway uma ponte que conecta o ambiente local à nuvem AWS. Permitindo que os dados do storage local sejam facilmente transferidos e armazenados na AWS.
AWS Storage Gateway Tape Gateway também foi atrelado no projeto porque envolve a conversão de dados de fitas físicas para a nuvem, o Tape Gateway é a solução se adequa, pois facilita a migração desses dados para a AWS.
O Tape Gateway simula uma infraestrutura de fita virtual que pode ser integrada com o sistema de backup existente, permitindo que sejam armazenados os dados de fita virtualmente no Amazon S3 e no Amazon Glacier ou Glacier Deep Archive para custos de armazenamento mais baixos.
Este serviço será interligado com o Direct Connect para acelerar o envio dos dados.Com o S3 Standard o destino na AWS para armazenamento de dados transferidos através do Storage Gateway. Indicado para dados acessados frequentemente, que após X período de tempo serão movidos via ciclo de vida de dados para uma camada de armazenamento mais fria denominada S3 Glacier Deep Archive para otimização de custos.
Utilizando o S3 Glacier Deep Archive como uma opção de armazenamento de custo extremamente baixo para arquivamento de dados a longo prazo. Destinado para dados transferidos do Tape Storage via AWS Direct Connect.
Seguindo com o Direct Connect que é o serviço que estabelecerá uma conexão de rede dedicada do data center corporativo para a AWS. Utilizado para transferências de dados de grande volume de maneira rápida e segura, especialmente do Tape Gateway para o S3 Glacier Deep Archive.
Fluxo de dados
Dados são continuamente transferidos do Storage Corporativo para o AWS S3 Standard através do Storage Gateway para necessidades de recuperação rápida e eficiente.
Dados históricos ou de longo prazo armazenados em Tape Storage são transferidos para o AWS S3 Glacier Deep Archive para arquivamento seguro e de baixo custo, utilizando AWS Direct Connect para garantir uma transferência de dados eficiente e com alta largura de banda.
Questões levantadas pelo cliente:
É possível utilizar o Storage Gateway atrelado ao Direct Connect?
- Sim, você pode usar o AWS Direct Connect em conjunto com o AWS Storage Gateway na modalidade de Tape Gateway para acelerar o envio dos dados.
Se o Direct Connect será o canal que fará a ligação entre o ambiente local das fitas para o armazenamento do S3 na AWS. Se faz necessário usar o Storage Gateway Tape Gateway?
- Basicamente, se você só precisa jogar um monte de dados para a AWS rápido e não há importância para o lance das fitas, o Direct Connect pode resolver seu problema. No entanto, se você estiver migrando de um sistema de backup baseado em fita, ou se precisa manter um fluxo de trabalho de backup baseado em fita, o Tape Gateway será necessário, e o Direct Connect pode ser usado em conjunto para acelerar a transferência de dados para a nuvem.
No mais, essa migração é bastante interessante para que possamos encontrar alternativas para poder atender o cliente e que ele possa executar e utilizar normalmente seu ambiente em nuvem com as melhores práticas existentes.
Até a próxima.
Top comments (0)