DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Um Quase Guia de Como Contribuir em Projetos Open Sources
Augusto Silva
Augusto Silva

Posted on

Um Quase Guia de Como Contribuir em Projetos Open Sources

Hoje eu trago um post inspirado em uma thread no twitter: como começar a contribuir para projetos open-sourc . Bom e hoje eu vim trazer um pouco da minha experiência de como comecei a contribuir e assim, talvez, possa te ajudar também.

Por onde começar a olhar?

Bem, hoje eu vejo que tem 3 caminhos a se seguir daqui:

  1. Você procurar o repositório de algum projeto que você já usa e curti usar e quer contribuir;

  2. Você pode procurar lista de projetos open-sources que muitas pessoas fazem (eu não serei essa pessoa hoje =/);

  3. Você pode começar a procurar por tags no github, como a good first issue.

Bem agora eu explicar cada uma delas e como elas funcionaram para mim.

1. Contribuindo em projetos que você usa e curti!

Existem vários projetos open-sources que muita gente usa como GIMP, OBS Studio, Inkscape, Kdenlive, Krita, entre outros, que já trazem uma página em seu site ajudando a como contribuir, os guidelines, até mesmo disponibilizam canais via slack, email e etc para você entrar em contato e aqui mora o pulo do gato: entre em contato!

Muitas vezes quando você entra em contato com os devs do projeto, e explica que quer contribuir eles podem acabar te ajudando a selecionar uma issue bem bacana e simples para pessoas que estão aprendendo. Isso vale tanto pra stack que eles usam, quanto para o uso do próprio git e repositório online (github, gitlab, bitbucket, etc).

Esse aqui não foi exatamente o meu caso, e como eu sei disso? Porque hoje eu contribuo para um projeto da Apache e descobri por lá isso. Bem bacana né?! Então de resumo dessa primeira parte fica: **não tenha medo de entrar em contao com os devs do projeto pedindo orientações de como contribuir.

2. Procurando lista de projetos open-source (quase o meu caso de como entrei no mundo open-source).

Esse aqui talvez seja um dos métodos que as pessoas mais comentam nos grupos (fonte: minha intuioção). O que mais vi até agora nos grupos, no geral, são compilados de projetos open-sources que uma galera mantem como repo do github.

O meu caso foi semelhante a isso, mas não foi através de lista de projetos, foi mais uma citação em grupo do Telegram sobre projetos open-source nacionais. E assim começou minha contribuição para o Libreflix.

Curiosidade: eu não contribui para o código-fonte em si do projeto diretamente, mas eu criei issues com ideais, participei de debates e rodas de conversas, além de ter uma versão desktop da aplicação em meu repositório(tá publicado também na Snap Store).

Foi com essa turma que dei meu ponta-pé de fato para aderir a stack do Node.js, meses depois cheguei até a pegar uns freelas de sistemas que fiz com MEVN (mongo, express, vue, node).

Então deixarei agora algumas listas de projetos nacionais para vocês contribuirem:

  1. https://github.com/camilatigre/listamaravilhosaopensource
  2. https://github.com/backend-br/opensource-br
  3. https://github.com/vinicius73/awesome-brasil

Procurem mais e adicione aqui nos comentários, beleza? Vamos nos ajudar!

Procurando por tags no github!

Outra maneira muito boa de se começar a contribuir é através de procurar tags no github! Tá, mas como você faz isso? Quando você está na página inicial do github e logado, o campo de pesquisa está no canto superior esquerdo, basta digitar algo como good first issue e depois clicar enter, em seguida basta filtrar por issues e ta-da!

Vou deixar aqui também, algo que o próprio github disponibiliza no quesito de tópicos de good first issue :https://github.com/topics/good-first-issue.

Outras labels/tags que o pessoal usa para indicar que uma issue é para iniciantes, que eu conheça, são: first-timers-only e novice

Mas e eu que ainda não sei git?

Bom, ai se você não sabe sobre o uso do git, vou deixar aqui um curso bem bacana de git do Willian Justen. Existem outros cursos bem bacanas também, e alguns até grátis, então se você conhece um, deixa aqui nos comentários também beleza?

Por hoje é só!

Se você leu até aqui, queria te agradecer pelo tempo e espero que possa ter te ajudado com esse mini guia de como começar a contribuir com um projeto open-source. Vale ressaltar que contribuir, e aprender, não é apenas codar viu? Acompanhe os chats/grupos/canais que os devs/contribuintes usam para participar e aprender além do código também beleza?

Linceças

Foto por Bitcloud no Unsplash.

Top comments (0)

Become a Moderator Do you want us to help make DEV a better place?

Fill out this survey and help us by becoming a tag moderator here at DEV.