DEV Community

Cover image for Melhore sua vida, disposição, organização e produtividade com essas idéias e ferramentas
Arthur Nascimento Assunção
Arthur Nascimento Assunção

Posted on • Edited on • Originally published at arthurassuncao.com

Melhore sua vida, disposição, organização e produtividade com essas idéias e ferramentas

Gustavo é alguém que vive com preguiça, acorda cansado e ainda costuma esquecer de realizar tarefas, esquece que precisa comprar pó de café. Além disso, ele perde muito tempo com redes sociais, e quando está fazendo alguma coisa, se distrai facilmente, não consegue ter foco. Gustavo ainda fica muito tempo decidindo o que irá fazer, pois tem mil coisas e não sabe por onde começar. Para provas, ele estuda em cima da hora e acaba não aprendendo direito ou colando. Por fim, ele se desmotiva e larga tudo de lado, vai ver TV e comer chocolate.

Talvez você tenha se identificado com alguma característica da vida de Gustavo, um personagem fictício. Por isso, este texto foi feito para você. Vou te mostrar como se organizar e melhorar esses pontos, eles são:

  • ter mais disposição;
  • saber tudo que se tem que fazer;
  • conseguir focar na tarefa que está;
  • ter mais motivação;
  • ser mais produtivo.

Resumo para você economizar tempo

  1. Cuide de sua saúde. Faça ao menos 15 minutos de exercícios físicos por alguns dias da semana e tenha mais disposição. Coma melhor e beba mais água.
  2. Anote seus compromissos em uma agenda de papel ou aplicativo para não perder prazos.
  3. Anote em uma lista de tarefas (to do) o que tem que fazer no dia, semana, mês para se organizar melhor e ser mais produtivo, use aplicativos e técnicas como Google Agenda, To Do, Trello, Kanban etc.
  4. Use uma técnica de pomodoro para focar quando estiver estudando/trabalhando e não ter interferências.

Vamos a explicações um pouco mais detalhadas

Você pode e deve querer melhorar esses pontos e agora vou te mostrar como.

1. Tenha mais disposição

Abaixo indico quais itens de nossa vida afetam nossa disposição:

  1. Felicidade e satisfação com a vida;
  2. Gostar do que faz;
  3. Sono reparador;
  4. Exercícios físicos regulares;
  5. Alimentação e consumo adequado de água.

O primeiro item é algo complexo e multifatorial e caso não esteja satisfeito sugiro que trace metas e tente melhorar os aspectos ruins de sua vida e, até, procure um psicólogo ou psiquiatra, a medicina e o SUS podem ser de grande ajuda.
Enquanto o segundo item depende de você, você gosta do que faz? Do que estuda? Trace metas para fazer o que gosta, trabalhar no que gosta, é sua vida.

Já o terceiro item depende do momento da sua vida, o ideal é não dormir menos que 7 horas por dia, contudo há momentos que é impossível dormir 8 horas, contudo sono não é só tempo, é qualidade também, para dormir melhor tente se estressar menos, ser menos ansioso e ter bons hábitos, ou seja, cumpra o item 1 e os demais seguintes. Por fim, quando acordar, seja por conta própria ou com despertador, não durma novamente, nem tire um cochilo, pois se você adomercer por mais uns minutos, acordará com sensação de cansaço.

O quarto item é essencial para a vida, realizar exercícios físicos te deixa mais bem disposto, menos estressado e com mais saúde. Basta uns 15 a 30 minutos por dia, por alguns dias da semana e terá ótimos resultados. Sim, é possível realizar exercícios em casa, neste momento da minha vida eu faço exercícios em casa e na rua, tenho três (3) equipamentos, um tapete de academia (mas as vezes uso o tapete de casa), um apoio para flexão (mas poderia fazer flexão sem ele) e um TRX (fita de suspensão, ótima para fazer exercícios de costas, da para prender em postes, corrimãos, árvores etc) e tenho tido bons resultados, não sei nem se volto a uma academia tão cedo. Também, há diversos apps que auxiliam, como Nike Training Club, Adidas Training, Exercícios de Alongamento e outros.

Por último, a alimentação e consumo de água. Se você não bebe água adequadamente (uns 2 a 3 litros por dia) você se sentirá mais cansado, esse é um dos sintomas de desidratação. Para tomar mais água basta ter uma garrafa de água sempre por perto, isso ajuda muito. Já alimentação mexe com todo o corpo, tente comer mais frutas e vegetais. Eu sei que o atual momento do país é ruim, estamos com uma inflação de dois dígitos (acima de 10%), mas alguns alimentos saudáveis são baratos e, as vezes, gastamos muito com alimentos caros que não são saudáveis. Umas folhas de alface, uns pedaços de cenoura, umas frutas da horta de um amigo não são caros, tente adicionar a sua alimentação. Além disso, podemos reduzir consumo de sal, açucar, biscoitos e outros alimentos industrializados que podem prejudicar a saúde, quando em excesso, ou seja, aqui você até economiza dinheiro.
Temos ótimos nutricionistas e educadores físicos no Instagram, alguns deles são:

  • Ney Felipe (@neyfelipef): nutricionista e se baseia em evidências científicas;
  • Felipe Almeida (@nutrifelipealmeida): nutricionista e se baseia em evidências científicas;

Obviamente há muitos outros confiáveis, apenas tome cuidado com profissionais que fazem terrorismo alimentar, como "leite faz mal", "leite é inflamatório", "carboidrato faz mal", "jejum é a salvação" etc ou que dizem seguir evidências científicas, mas apenas pegam resumos de artigos sem analisar se o artigo foi bem escrito.

Quanto mais você melhorar nos pontos desse tópico, melhor será a sua disposição, teste e depois me conte.

Conheça as tarefas e atividades que precisa realizar

Um grande inimigo da produtividade é a falta de noção do que fazer. Para isso você precisa anotar o que se tem para fazer. Além disso, pare de delegar para o seu cérebro a função de guardar tudo que precisa lembrar, seu cérebro precisa se ocupar de coisas importantes e não de lembrar que precisa comprar café, isso você pode anotar. Além disso, manter coisas "na cabeça" aumenta a ansiedade.

Vou te explicar como eu faço:
Para compras e contas mensais, mantenho o aplicativo To Do da Microsoft. Nele sempre que penso que algo deve ser comprado, anoto pelo celular e pronto, não esquecerei. Isso facilita na hora de fazer compras, por exemplo.

Atualmente, sou aluno de pós graduação, professor, tenho alguns projetos, estudo muitos conteúdos de computação, tenho algumas tarefas domésticas e ainda tenho outras tarefas que aparecem. Então, no caso de tarefas como conteúdos para estudar, atividades para realizar, tarefas do trabalho e até tarefas do dia a dia, utilizo o software/app Trello com o estilo Kanban. Mas o que são esses termos?

Trello é um aplicativo de celular e sistema web para gestão de projetos. Kanban é uma metodologia de gestão de tarefas, costuma ser um quadro com ao menos três colunas: 1. Tarefas para fazer. 2. Tarefas que estão sendo feitas. 3. Tarefas completadas. Ainda não entendeu?
Vou te mostrar.

Exemplo de quadro Kanban no Trello

Assim, sempre que tenho algo novo para fazer, eu incluo no quadro Kanban e, se necessário, indico a data limite para fazer.

Outra ferramenta muito importante é a agenda, você pode usar um planner ou agenda em papel ou a agenda do celular, por exemplo com o Google Agenda. No google agenda você consegue colocar suas atividades que tem data para ser realizada, como revisão de estudo, entrega de atividade e pode separar por cores.

Exemplo de agenda no Google Agenda

Dessa forma, eu sei tudo que preciso fazer e nunca esqueço nada. Além disso, consigo gerenciar o que farei a cada dia e priorizar o que é mais urgente. Ótimo, não?!!

Conseguir focar na tarefa que está fazendo

Esse é um grande problema, principalmente quando fazemos algo usando o computador ou com o celular perto. Mas a boa notícia é que é fácil resolver. Use uma técnica chamada Pomodoro.
A técnica Pomodoro consiste em realizar uma tarefa em blocos de uns 25 minutos com pausas de 5 minutos para descanso, como é mostrado no vídeo abaixo.

Dessa forma, você estuda por 25 minutos sem qualquer pausa, após este tempo você pode usar redes sociais, ir ao banheiro ou o que quiser por 5 minutos, depois você volta a estudar por mais 25 minutos e repete isso até o final do dia.
Teste isso e me diga se seu foco mudou.

Ter mais motivação

Para ter mais motivação você precisa se recompensar, a técnica do Pomodoro é uma que gera motivação, pois você vê que está estudando.
Tente anotar ou refletir sobre como você está evoluindo, isso ajuda muito.

Ser mais produtivo

Se você chegou até aqui e faz tudo que citei, você com certeza está muito mais produtivo. Agora uma dica bônus: siga perfis de pessoas da sua área profissional ou de temas que queira aprender, mesmo que por hobbie. Assim, parte do tempo gasto em redes sociais será mais útil.

Agora o que resta é você começar a colocar essas ideias em prática, não tente fazer tudo ao mesmo tempo, vá melhorando pouco a pouco a cada dia, assim será mais fácil manter as melhorias, pois mudanças bruscas são difíceis, a gente desiste na primeira dificuldade.

Por fim, o IF Sudeste MG criou uma trilha para alunos entenderem melhor como estudar e suportar o ensino remoto em época de pandemia, acesse a Trilha.

Boa sorte!!!

Top comments (0)