DEV Community

loading...
Cover image for Seja mais produtivo com Linux #2

Seja mais produtivo com Linux #2

arielbarcellos profile image Ariel Barcellos ・2 min read

Como consultar e usar o histórico de comandos usados no terminal com history, ! e CTRL + R.

Três comandos que me ajudam muito no dia a dia desde que os aprendi são os comandos: history, ! (ponto de exclamação) e CTRL + R.

History

O comando history mostra os comandos utilizados no pelo usuário até o limite especificado no arquivo ~/.bashrc:

HISTSIZE=1000
HISTFILESIZE=2000

Esse comando é legal pois ele permite que você filtre, utilizando o grep, os comandos que você usou com determinado padrão. Por exemplo:

$ history | grep npm
1953 npm install
1955 npm run dev
1956 npm start

Ou seja, ele mostra todos os registros do histórico do comando npm.

Ponto de Exclamção (!)

O segundo comando ! serve para executar o último comando com determinada aplicação. No caso acima, vamos que a última entrada com o comando npm é npm start, logo se usarmos !npm teremos:

$ !npm
npm start

Se for dado o comando com duas exclamações !!, será executado o último comando (esse comando é equivalente a apertar a tecla para cima seguido de enter).

CTRL + R

O comando CTRL + R permite procurar por palavras chaves no seu histórico de comandos utilizados e retorna o último comando com aquela palavra-chave.

Por exemplo, vamos dizer que você utilizou vários comandos com a aplicação npm, sendo que o último comando foi npm install --save axios, e você quer utilizar o comando npm run dev. Você não pode usar o comando !npm pois esse irá executar o último comando com npm.

Com o CTRL + R você pode buscar o último comando com a palavra chave dev e ele te retornará último comando que contenha essa palavra, conforme abaixo, depois de ativar o atalho com CTRL + R:

(reverse-i-search)`': ~> assim irá aparecer ao ativar o atalho
(reverse-i-search)`dev': npm run dev

Obs.: Note que utilizando este comando, ele encontrar qualquer comando que tenha a sequência ‘dev’. Ou seja, se houver outro comando mais recente com a palavra dev, esse será o comando mostrado.

Conclusão

Com esses três comandos você não precisará mais ficar apertando para cima e para baixo até encontrar o comando que está procurando. Você perceberá muito rápido como esses comandos facilitam seu dia a dia com Linux.

Mais dicas

Leia também o artigo sobre como otimizar a navegação entre diretórios:

Discussion (0)

pic
Editor guide