DEV Community

Cover image for [Python] Estrutura de Repetição 'for'
Angela Araújo
Angela Araújo

Posted on • Updated on

[Python] Estrutura de Repetição 'for'

O Que são estruturas de repetição?

De acordo com meu entendimento.


Resumo da semana:

As estruturas de repetição também conhecidas como laços, loops ou iterações são comandos que nos permitem executar um bloco de instruções em uma determinada quantidade de vezes até que uma ação seja concluída. Com essas estruturas podemos repetir um comando sem que haja a necessidade de digitá-las várias vezes, permitindo assim, uma melhor compreensão do código e ocupando menos linhas no nosso terminal.

No caso de Python temos duas estruturas de repetição, mas essa semana o meu aprendizado está voltado a estrutura de repetição for(para) com a função range(intervalo). Essa estrutura cria uma lista de valores que nos permite executar um comando de acordo com os argumentos inseridos dentro da função.

Na função podemos utilizar números inteiros ou variáveis nos parâmetros de star(início - inicio da contagem), stop (fim - fim da contagem) e step(passo - incremento ou decremento). Caso nenhum valor inicial seja incluso, o programa automaticamente iniciara sua contagem do zero até o valor final, sendo que o stop é o único padrão obrigatório para execução do comando.

Por padrão o programa acrescenta 1 a cada repetição e não considera o último número, então se quisermos a repetição de um comando no intervalo de 1 a 10 podemos adicionar mais um número no parâmetro stop ou diminuímos um número no início.

Já para percorrermos um valor de forma regressiva é necessário inverter a posição do start e stop e colocar um decremento, assim o programa será executado de acordo com o que precisamos, caso contrário o sistema finalizaria o programa sem retornar o valor esperado.

Sintaxe de uma estrutura de repetição for:

for variável in range(start, stop, step): 
    Ações que necessitam de repetição 

Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Minhas maiores dificuldades:

  • Clareza na identificação dos blocos de comando e consequentemente na aplicação de uma indentação adequada.

Discussion (4)

Collapse
viniciusenari profile image
Vinicius Koji Enari

Bom artigo! Um ajuste é que o "for" no exemplo de sintaxe que você escreveu esta com o F maiúsculo, sendo que em Python ele sempre deve ser escrito com F mínusculo. Do jeito que está escrito resultaria num erro de sintaxe.

Collapse
angelanascimento profile image
Angela Araújo Author

Realmente Vinicius. Obrigada pela correção!

Collapse
mpfdev profile image
Matheus

Apesar de eu não estudar Python, gostei da forma como você escreveu. Bom artigo, continue produzindo mais conteúdo pra comunidade!

Collapse
angelanascimento profile image
Angela Araújo Author

Obrigada Matheus pelo comentário!