Um Experimento Social
Olá turma, hoje eu quero contar para vocês uma das maiores lições que tive sobre soft skills. Primeiramente, eu sou o André Portela e sou estudante, pesquisador, palestrante e mentor sobre tecnologias emergentes e carreira tech.
No início desse ano, por curiosidade, tentei passar em entrevistas de empregos usando duas personas diferentes. Criei uma persona que era um dev back-end completo, que sabia teoremas e conceitos de baixo nível sobre computação, porém era frio, pouco comunicativo e não sabia trabalhar em equipe.
Por outro lado, minha segunda persona sabia o suficiente de tecnologia, mas nada tão aprofundado que chegasse a teoremas e baixo nível. Porém essa segunda tinha uma diferença, ele era alegre, interessante, comunicativo, demonstrava trabalhar bem em equipe e, nas palavras do recrutador, ele era "realmente cativante".
Resumindo, a primeira persona tinha excelentes hard skills e poucas soft skills. Já a segunda persona tinha as hard skills necessárias e dominava as soft skills. Mas afinal, o que são soft skills e hard skills?
Soft Skills x Hard Skills
“Soft Skills são traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com os outros.”
- Daniel Goleman
As Soft Skills são um conjunto de habilidades pessoais e sociais que influenciam nossas interações com outras pessoas e como lidamos com as situações do dia a dia, por exemplo: Trabalho em equipe, oratória, resolução de problemas e outras. Enquanto as Hard Skills são habilidades técnicas específicas da área em que você trabalha, por exemplo: Machine Learning, Docker, Git, Arquitetura de Software, Flutter e etc…
Principais Soft Skills
Veja, na minha visão, as 12 principais soft skills para quem é da carreira tech:
- Resiliência
- Gestão de Tempo
- Criatividade e Inovação
- Resolução de Problemas
- Pensamento Crítico
- Inteligência Emocional
- Comunicação
- Respeito
- Ética
- Responsabilização
- Trabalho em Equipe
- Liderança e Gestão de Pessoas
Você pode ter notado que elas se encaixam na descrição da nossa segunda persona, certo? Bem, posso te dar um spoiler e alertar que elas podem ajudar bastante na hora das entrevistas de emprego, mas será que elas fizeram a nossa segunda persona se dar melhor? Bem, vamos descobrir juntos.
Voltando às entrevistas de emprego, cada persona participou de 3 entrevistas, nas mesmas 3 empresas e com os mesmos avaliadores. Assim, pude garantir um nível mínimo de equilíbrio nas entrevistas. E bem... parece que chegamos ao nosso clímax, estou certo?
Não vou enrolar mais e vou ser direto ao ponto, lhe contando os resultados das entrevistas. A nossa primeira persona, que não tinha soft skills, acabou sendo reprovada em todas as três entrevistas. Já a nossa segunda persona, que dominava as soft skills, foi aprovada em duas das três entrevistas. Impressionante o quanto as Soft Skills foram importantes, não é mesmo?
Pode ser surpreendente para alguns, mas as empresas preferiram contratar a persona alegre e comunicativa. E não foi somente no meu experimento que isso aconteceu, várias pesquisas de mercado com pequenas, médias e grandes empresas chegam a essa conclusão.
A Importância das Soft Skills
Segundo uma pesquisa realizada pelo palestrante Andrea Iorio junto a 264 RHs de empresas e com mais de 500 colaboradores no Brasil, 93% dos RHs preferem contratar pessoas com Soft Skills, mesmo que tenham menos conhecimento técnico. Além disso, 75% declaram que, nos próximos anos, a prioridade é proporcionar treinamentos nessa área.
E essa busca por aprender essas habilidades não vem só das empresas, mas dos profissionais também. Veja o gráfico que o NessLabs fez com os dados de crescimento das buscas sobre elas no Google Trends:
Além disso, o estudo “The Hard Truth About Soft Skills” destacou que elas são fortemente relacionadas ao sucesso profissional a longo prazo. Talvez, por esse motivo, todos busquem desenvolvê-las, isso porque elas valem para outros aspectos da vida, vai me dizer que não é útil saber se comunicar, resolver conflitos e influenciar pessoas?
Como Aprender Mais
Bem, se você ainda está lendo até aqui, provavelmente se interessou em saber mais sobre Soft Skills, como aprender e aplicá-las no dia a dia. E eu vou te ajudar com isso!
Primeiro, tenha em mente que Soft Skills não caem do céu, elas são frutos do trabalho. Não existe uma fórmula mágica para aprender, você deve ler livros, artigos ou ver vídeos sobre elas e, no final, tentar aplicar o que aprendeu.
Depois de aplicar, tente avaliar se você realmente conseguiu aplicar aquela soft skill. Tire momentos de autorreflexão sobre suas ações e peça feedbacks aos seus colegas de equipe. E por fim, nunca se acomode com o que você sabe, sempre busque aprender mais e evoluir, isso é o que separa os bons profissionais dos melhores.
Por fim, vou te recomendar alguns livros que li, me ajudaram e podem lhe ajudar nessa jornada de autodesenvolvimento:
- "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" por Dale Carnegie
- "Inteligência Emocional" por Daniel Goleman
- "Comunicação Não-Violenta" por Marshall Rosenberg
- "Inteligência Positiva" por Shirzad Chamine
- "O Poder do Hábito" por Charles Duhigg
E claro, por ultimo, me acompanhe aqui no dev.to, nos próximos dias eu continuarei postando novos conteúdos sobre Soft Skills!
Bem, creio que chegamos ao final do artigo de hoje. Agradeço de coração a cada um que me acompanhou do inicio ao fim desse texto. Até mais e obrigado pelos peixes...
Referências:
Artigo feito para a comunidade He4rt
Top comments (4)
Conteúdo excelente, é necessário ter o hábito de separar um tempo para a prática de soft skills assim como é feito com as hard skills. Além da leitura, quais outras maneiras podemos praticar soft skills? E uma outra pergunta, falar bem em publico seria considerado uma soft skill ?
Salve Matheus, abordarei mais sobre isso até o final dessa semana. Mas resumindo, soft skills devem ser praticadas igual as hard skills, principalmente as de Oratória, Comunicação, Pensamento Crítico, Resolução de Problemas e Trabalho em Equipe!
Sobre praticar, além de leitura, você pode tentar aplicar elas no dia a dia dentro de trabalhos ou estudos, e sobre as soft skills que trabalham com oratória e comunicação, a melhor forma de treinar é nunca negar palco(Vamos falar sobre isso no próximo artigo)!
E sobre falar bem em público, envolve comunicação e oratória, e sim, é uma soft skill(e muito importante)!
Ótimo conteúdo. Soft skills é um assunto bastante importante, vejo que as pessoas (me incluo) não conhecem ou não dão muito valor, alguns já possuem essas skills naturalmente e outros sentem dificuldade de desenvolver ao ponto de deixarem de lado algo que hoje em dia (ou talvez sempre foi) algo muito importante para ser contratado.
Que legal, Clinton!
Fico feliz que você tenha gostado do artigo, realmente acontece de não darmos importância para elas(alguns anos atrás, eu também não dava importância), por isso que eu venho aqui tentar convencer o pessoal que elas são habilidades transformadoras! Aliás, fica de olho, nos próximos dias vamos ter alguns artigos novos sobre soft skills.