DEV Community

Altencir Junior
Altencir Junior

Posted on

Trabalhando e entendendo o conceito de APIs no JavaScript .

Como desenvolvedores, sempre estamos a procura de facilitar nossa vida no mundo da programação. Com base nesse conceito, foram criados "trabalhadores" disponíveis nas linguagens de programação, que permitem criar funcionalidades complexas mais facilmente.  São as conhecidas APIs, sei que pode ter ouvido falar, mas sabe o que realmente é uma API? O que uma API pode fazer? Como funcionam APIs? Veremos mais sobre isso agora!

O que é uma API?

Pense no seguinte exemplo: o uso de energia elétrica em sua casa ou apartamento. Quando você deseja utilizar um eletrodoméstico, você precisa somente ligar o aparelho na tomada. Não é preciso conectar diretamente o fio do aparelho diretamente na caixa de luz. Isso seria, além de muito ineficiente, difícil e perigoso de ser feito (caso você não seja eletricista).

As APIs funcionam do mesmo modo que o cabo que conecta a tomada. É muito mais simples e rápido escrever numa linguagem, por eemplo JavaScript,do que em uma linguagem C++

Exemplos de APIs, são as usadas em navegadores, elas expõe dados na navegador. Por exemplo, a API Web Áudio fornece construções JavaScript simples para manipular áudio em seu navegador - pegar uma faixa de áudio, alterar o volume dela, aplicar efeitos, etc. 

Existem também as APIs de Terceiros, que não vem diretamente no core da linguagem, entretanto são muito úteis. Você pode usar buscando ela de outro local. Um exemplo de API terceira é a API do TWITTER, que permitem mostrar os seus últimos tweets no seu site. Ela consulta o serviço do Twitter e retornar informações específicas.

O que uma API pode fazer?

Uma API, pode controlar controlar navegadores modernos que permitem uma liberdade de ação na hora de escrever seu código, por exemplo:

A API DOM permite manipular HTML e CSS — criando, removendo a alterando o HTML, aplicando dinamicamente novos estilos a sua página, etc. É um modelo que se estrutura em formato de árvore, com vários galhos que indicam diferentes elementos da página. Quando esse modelo é alterado através da linguagem de script, se altera a página da web — seja sua estrutura, estilo ou elementos. 
Sem o DOM, a linguagem de programação — que vale lembrar, pode ser qualquer uma, não apenas JavaScript — não teria um modelo para representar seus objetos. Afinal, ela não teria uma noção da página web e de seus componentes.

(imagem DOM)

Existem também APIs que servem para buscar dados direto do servidor. Se você precisa atualizar a cotação de uma ação ou listar novas histórias disponíveis, a possibilidade de fazer isso instantaneamente sem precisar atualizar a página dá a impressão de um site muito mais responsivo. Entre as APIs que tornam isso possível, podemos destacar o XMLHttpRequest e a API Fetch. 

Como as APIs funcionam?

APIs JavaScript possuem pequenas diferenças entre si mas em geral, possuem funcionalidades em comum e operam de maneira semelhante.

Seu código pega as APIs usando objetos javaScript que servem como contêineres para os dados que a API usa (contidos nas propriedades do objeto) e a funcionalidade que a API disponibiliza (contida nos métodos do objeto).

Um exemplo, é usando uma API de geolocalização, que deixarei como link para caso deseje ver:
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/Geolocation_API

Analisando tudo isso, conseguimos compreender o que é uma API e que talvez já estivesse utilizando uma sem nem sequer saber. APIs são ferramentas valiosas para os desenvolvedores, pois facilitam a criação de funcionalidades complexas e permitem acesso a serviços externos de maneira mais eficiente.

Top comments (0)