As mudanças tecnológicas trazidas pela aplicação das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano começa a impactar as relações de trabalho, não importa o quão consolidado seja sua profissão, mudanças dramáticas estão em pelo curso com a adoção de novas tecnologias e ferramentas.
O conceito de aprendizado contínuo, ou "lifelong learning", também esta se transformando, passado de uma aspiração ocasional a uma necessidade de carreira. Aprender novas habilidades não é mais um diferencial, assim como não é mais algo que você faz apenas quando está em busca de uma grande transformação profissional.
Não importa qual é seu cargo ou plano de carreira, para se manter em alta, competitivo e relevante no mercado de trabalho, é preciso firmar um compromisso com o aprendizado contínuo.
Jonas Prising, presidente e CEO da recrutadora ManpowerGroup, em seu artigo intitulado "O modelo de emprego para a vida toda está morto" afirma:
“Vamos precisar de uma nova geração de trabalhadores que tem fome de aprender e quer se manter no ritmo das mudanças. Eles vão ser pioneiros e encontrar novas maneiras de combinar negócios e tecnologia para aumentar sua produtividade. Vão atualizar os velhos modelos de trabalho. Organizações de todo tipo de indústria vão procurar mentes curiosas, flexíveis e orientadas a dados. Vão querer pessoas que têm a habilidade comprovada de aprender continuamente e continuar relevantes em seus campos de expertise. São pessoas que vão buscar ativamente oportunidades em que suas habilidades transferíveis podem ser aplicadas.”
O CEO define o atual momento pelo conceito de learnability, ou seja, a capacidade de aprendizado e de adaptação de suas habilidades para continuar empregável ao longo de toda a vida profissional. "Em um mundo que muda rapidamente, a learnability é como [você pode] se manter relevante, seguir em frente e subir."
Porque o aprendizado contínuo importa?
A atual conjuntura enfatiza a criatividade, velocidade e eficiência no mercado de trabalho, nos leva a seguinte conclusão: abordagem menores, mais rápidas e mais inteligentes rumo ao aprendizado são necessárias, tanto para empresas quanto para profissionais.
Isso significa que será impossível ter alguma estabilidade, visto que tudo vai esta sempre mudando? Não! E que não vai mais haver empregos de tempo integral no futuro, apenas trabalhadores independentes? Não! E caso você queira uma longeva carreira de décadas numa empresa, isso agora não mais existe? Também não é este o caso.
Significa apenas que para ter sucesso em qualquer cargo, será preciso abraça a ideia de life long learning, que, na prática, significa ser alguém proativo, flexível e de interesses diversos quando o assunto é conhecimentos e novas habilidades, abandonando a mentalidade de que você já domina o que precisa para executar seu trabalho.
Somente quando entendermos que, a cerca de conhecimento ou de jeitos de trabalhar, o mundo atual esta mudando, e só se manterá relevante, competitivo e em alta no mercado de trabalho quem internalizar os conceitos de life long learnig.
Top comments (0)