Hello!
Se você está há algum tempo no mercado de trabalho e sempre busca se desenvolver, imagino que já tenha ouvido falar sobre Soft Skills e Hard Skills.
Mas, afinal, o que são e quais são as habilidades mais valorizada no mercado?
Hoje vamos mostrar o que define cada um dos termos e quais são as habilidades mais valorizadas e também contar como o desenvolvimento dessas capacidades pode nos ajudar.
O que são Soft Skills
São habilidades comportamentais que fazem parte da personalidade e comportamento da pessoa, desenvolvidas por meio de experiência, culturas, criação e educação de cada um.
Ou seja, são aptidões emocionais, sociais e mentais que compõem a forma que alguém interpreta o mundo e relações interpessoais, tendo influência em sua vida profissional.
Com o crescimento do trabalho híbrido e remoto nas empresas, as Soft Skills ganharam ainda mais valor.
Por isso, vale um reforço: Ser e se comunicar bem é indispensável para qualquer função nessas modalidades de trabalho.
Porem, estas não são as únicas Soft Skills procuradas procuradas pelos recrutadores em um candidato, podemos destacar também mais algumas que são indispensáveis.
Exemplos de Soft Skills
- Comunicação não violenta
- Flexibilidade
- Pensamento ágil com foco na resolução de problemas
- Resiliência
- Empatia
- Organização
- Criatividade
Com base na pesquisa de Tendência Globais de Talento, feita pelo LinkedIn, 92% dos profissionais da área de Recrutamento e Seleção indicaram que as Soft Skills são tão importantes quanto as Hard Skills.
E 89% sinalizaram que as contratações que não funcionaram, se devem à falta das Soft Skills necessárias para o trabalho.
O que são Hard Skills
Estamos falando de conhecimentos e habilidades técnicas desenvolvidas durante a carreira. As Hard Skills são desenvolvidas por cursos, experiências práticas, workshops, dentre outros.
São essas as competências que, tradicionalmente, eram as mais valorizadas pelos recrutadores e eram o que definiam se uma pessoa seria contratada ou não.
Porém, como abordamos anteriormente, as formas de trabalho estão evoluindo cada dia mais, as empresas estão buscando profissionais com habilidades psicossociais desenvolvidas.
O que necessariamente não quer dizer que as habilidades técnicas perderam o seu valor.
Tem algumas que continuam em destaque nos processos de recrutamento.
Exemplos de Had Skills
- Inglês intermediário ou avançado
- Experiência com metodologias ágeis
- Conhecimentos técnicos com ferramentas
- Conhecimentos técnicos em linguagens de programação
- Conhecimentos em áreas específicas, como escrita, design, experiência do usuário, entre outros.
Tais habilidades podem ser fundamentais a depender da vaga que deseja se candidatar.
Por este motivo, continuar se especializando sempre será uma boa ideia para todos aqueles que desejam crescer profissionalmente.
As Soft Skills mais valorizadas no processo de recrutamento
As Soft Skills são habilidades difíceis de serem mensuradas.
Isto porque elas podem ser determinantes no desenvolvimento de outras habilidades, até mesmo de Hard Skills.
A comunicação eficaz, o pensamento ágil e o autogerenciamento são as três habilidades mais impactantes.
Estas habilidades se tornaram ainda mais importantes devido ao aumento das organizações que aderiram ao trabalho híbrido ou remoto, modalidades que apresentam novos tipos de demandas e interações.
As Hard Skills mais valorizadas no processo de recrutamento
Apesar das tendências no mundo de recrutamento e seleção abordarem mais sobre as Soft Skills, as Hard Skills estão longe de perder a sua importância.
Não adianta um candidato possuir todas as Soft Skills necessárias para uma vaga se não tem pelo menos uma base nas competências técnicas solicitadas. Por isto continuar estudando e se capacitando profissionalmente é essencial para os profissionais de qualquer área.
Agora que você já sabe quais são as Soft Skills e Hard Skills mais valorizadas no mercado de tecnologia é hora de se prepara para fazer a diferença durante os processo seletivos.
Top comments (0)