DEV Community

Cover image for Resumos: Código Limpo - Capítulo 1
Abraão Moreira
Abraão Moreira

Posted on

Resumos: Código Limpo - Capítulo 1

"Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software" é um livro escrito por Robert C. Martin, também conhecido como Uncle Bob, que é um dos signatários do Manifesto Ágil, o objetivo da série de livros escritos por Martin é nortear o desenvolvimento de software seguindo metodologia ágil.

Neste capítulo o autor faz algumas definições importantes para o restante do livro e introduz o leitor ao assunto apresentando inclusive opiniões de outras personalidades do desenvolvimento de software sobre o assunto que será tratado no livro.

Código

Um código é a linguagem pela qual expressamos os requisitos de um sistema, mesmo que existam ferramentas que simplifiquem essa a descrição do código, ele sempre existirá.

Código ruim

Todos que utilizaram um sistema que foi consumido por bugs sabem da importância de um bom código. Um código ruim gera problemas na utilização de um sistema, que pioram a cada adição de nova funcionalidade, afastam os usuários e podem destruir empresas. Todo programador já produziu código ruim, seja por pressa, por pressão de superiores ou simplesmente por estar cansado de trabalhar naquele código e acabamos deixando para resolver depois, mas nesses momentos é bom lembrar da lei de LeBlanc: Mais tarde é igual a nunca.

O custo de ter um código confuso

Basicamente o maior custo de um código confuso é a queda da produtividade, no início tudo é extremamente rápido e a velocidade da equipe vai diminuindo com o tempo, a falta de cuidado no início do projeto deixou o código confuso e agora qualquer mudança trivial é demorada.

O grande planejamento

No final a equipe se rebela e a gerência acaba cedendo ao desenvolvimento de um novo projeto que substituirá o atual, mas o novo sistema só poderá substituir o atual quando cobrir todas a funcionalidades, e é ai que começa a corrida entre a equipe do projeto antigo desenvolvendo novas funcionalidades demandadas pelos usuários e a equipe do novo projeto, que deve cobrir todas as funcionalidades do projeto antigo e adicionar as novas funcionalidades que não existiam originalmente, no fim o novo código acaba tão confuso quanto o antigo e o processo se inicia novamente.

Atitude

Mas quem é o culpado por um código ruim?
Embora possam existir diversas desculpas, o culpado é o programador, nós devemos cuidar do código e não nos fazer de tímidos ao emitir opiniões para outras áreas a fim de proteger o andamento adequado do projeto. Evitar ativamente a degradação do código é uma tarefa ativa de todos os programadores, utilizando a metáfora das janelas quebradas, se um pequeno ponto do código está vandalizado, logo outro pequeno ponto será vandalizado e em pouco tempo todo o código está degradado.

Somos Autores

Quando escrevemos um código, devemos nos lembrar que ele será lido e a maior parte do trabalho de um programador é ler código, não escrever, escrever um código legível e entendível é muitas vezes mais importante do que apenas escrever um código que funcione.

A regra do escoteiro

Deixe a área do acampamento mais limpa do que como você encontrou

Ou seja, se todos que tocarem no código reduzirem funções, renomearem variáveis com nomes mais significativos, desaninharem ifs, melhorarem o código, ele não se degradará com o tempo.

Top comments (2)

Collapse
 
itssince79 profile image
Marcos Marras 🏴‍☠️

Muito bom texto, parabéns! Abraço

Collapse
 
abraaom profile image
Abraão Moreira

Obrigado Marcos!