Primeiramente é importante entender o que de fato é a Internet, a Internet é uma infraestrutura de redes, composta por redes de roteadores interligadas por cabos de fibra óptica, permitindo a comunicação entre os dispositivos conectados.
Internet Vs. Web
É muito comum assimilar a Web com a Internet como se elas fossem a mesma coisa, mas não são! Enquanto a Internet é a infraestrutura, a Web é um serviço construído sob ela.
Intranets e Extranets
🏢💻🔒 X 🌐🌍🔓
No contexto de Internet, também existem as Intranets 🔒 que são redes privadas, geralmente utilizadas por organizações, de forma com que o conteúdo da mesma só podem ser acessadas por dispositivos autorizados, visando a segurança das informações contidas ali, e as Extranets 🔓 que também são redes privadas, porém abertas para o compartilhamento das informações com outras organizações, geralmente utilizadas para a comunicação com clientes, tendo em vista a segurança dos dados.
Composição da rede 🔌
A rede é composta por 3 elementos principais: Roteadores, Modens e ISPs.
É muito comum a confusão entre roteadores e modens, os Roteadores 📡 são dispositivos que controlam a comunicação entre os dispositivos conectado nele, garatindo o envio de informação ao rementente correto, ou seja, seu papel é garantir que a informação enviada pelo dispositivo A seja entregue ao dispositivo B, e não ao dispositivo C. Eles também podem ser conectados a outros roteadores, possibilitando, ainda mais, a expansão da rede.
Já os Modens 📶 são responsáveis por realizar a tradução da informação da nossa rede para uma informação gerenciável pela rede telefonica, permitindo a comunicação com a ISP, como, por exemplo a Vivo.
As ISPs 🌐🕸️ são gestores de roteamento, e possuem conexão com outras ISPs, essas redes de roteadores compõem a Internet, e permitem a comunicação entre os disposivos do mundo todo.
Assim resumidamente, a Internet é uma rede de redes que permite a comunicação entre os dispositivos conectados nela. Essa infraestrutura é composta pela conexão dos dispositivos em roteadores, que por sua vez são conectados a um modem, realizando a comunicação com o ISP (Internet Servive Provider).
Endereço de IP e DNS 💻🔢🌐
O Endereço de IP (Internet Protocol) permite com que os roteadores possam identificar a origem da informação enviada e qual é o dispositivo a receber essa informação, garantindo o envio e o recebimento da mesma. Esse protocolo é composto por 4 séries de números separados por pontos e pode ser mútavel, por exemplo: 192.168.2.10. Todos os dispositivos conectados à Internet possuem um endereço de identificação IP.
Para facilitar o dia a dia, é atribuído aos endereços de IP os nomes de domínio, permitindo relaciona-los a nomes convencionais, como, por exemplo, google.com tem o IP 142.250.190.78. Esse facilitador é o famoso DNS (Domain Name System)
O servidor DNS tem a função de retornar o endereço de IP baseado no nome de domínio apresentado a ele, ou seja, ao dispositivo enviar a informação pelo browser google.com, o servidor DNS vai retornar o endereço de IP relativo à informação, 142.250.190.78. Há 2 tipos básicos de servidor DNS e são eles:
- DNS Autoritativo 🔑📜: responsável por realizar a tradução do nome de domínio em endereço de IP e retornar o mesmo, de forma a ter autoridade sob o nome de domínio.
- DNS Recursivo 🔃📡: faz a função de um garçom, atuando como intermediário entre o dispositivo e o DNS autoritativo, realizando a consulta no mesmo. Isso ocorre, pois nem sempre os dispositivos conectados a uma ISP, possuem conexão diretao aos servidores de DNS autoritivo, assim, recorrendo ao DNS recursivo para obter o endereço de IP requisitado ou de origem.
Conclusão 🎉
É notável a expansão e a importância da Internet nos dias de hoje, algo que já é corriqueiro e extremamento normal, sendo assim nós a utilizamos mas muitas das vezes não entendemos como funciona e nem o que ela é. Esse foi um resumo com algumas informações mais básicas sobre o tema. Espero que gostem!
:)
Top comments (0)