loading...

Configurando nome de domínio do hostinger no GitHub Pages

12afaelpereira profile image Rafael Pereira ・2 min read

Este post visa ajudar quem tiver dificuldade (assim como eu tive) na hora de configurar o nome de domínio comprado pela Hostinger com o GitHub Pages.

Eu tinha criado uma página no GitHub Pages. Para páginas pessoais, o comum é que o endereço de acesso da página seja https://usuário.github.io. Como o meu nome de usuário no github é 12afaelPereira, então o endereço de acesso seria https://12afaelpereira.github.io.

Bom, comprei um nome de domínio recentemente na Hostinger a fim de usá-lo no lugar da minha página. Dessa forma a página ainda estaria hospedada no GitHub Pages, porém agora o acesso seria dado por https://nome.dominio. O domínio comprado foi rafaelpereira.tech, então o acesso seria por meio de https://rafaelpereira.tech.

Dada essa introdução, agora chega a parte da configuração. Foi a primeira vez que fiz isso, então tive um pouco de dificuldade.

Na área Dashboard do hostinger, acesse a opção "Gerenciar" em domínio e entre na Zona DNS.

Aqui, o que deve ser configurado é a área CNAME (Alias) e a área A (Host). Antes eu havia configurado somente o CNAME e não tinha funcionado :(

Em CNAME, para fazer o apontamento do host para sua página, deve-se adicionar um novo campo com o valor "host" igual a '@' e o valor "aponta para" igual ao nome do seu endereço de acesso GitHub Pages. no meu caso foi "12afaelpereira.github.io".

Dessa forma:

@ | 12afaelpereira.github.io

Em A, deve-se criar 4 registros (campos) que apontam para os endereços do GithubPages. Para cada um dos 4 campos, no valor host, adicione '@' e no valor "aponta para" adicione cada um dos 4 IP's do GitHub Pages,

Dessa forma:

@ | 185.199.108.153
@ | 185.199.109.153
@ | 185.199.110.153
@ | 185.199.111.153

Alt Text

Na subárea GitHub Pages, dentro da área de configuração do seu repositório GitHub, tem a opção "Custom domain". É nela onde você irá inserir o nome seu domínio. No meu caso foi rafaelpereira.tech. Se quiser também pode marcar a opção "Enforce HTTPS" para forçar seu site a ser acessado com o protocolo https ao invés de http.

Alt Text

A partir daí, é só aguardar pela propagação do DNS e poderá acessar sua página com o nome que você escolheu. Isso pode demorar algum tempinho, até algumas horas ou bem menos que isso.

Quando tiver terminado, no repositório da sua página será criado um arquivo CNAME onde irá conter o nome do seu site.

Alt Text

Aqui tem um link que me ajudou a entender um pouco
https://help.github.com/en/github/working-with-github-pages/managing-a-custom-domain-for-your-github-pages-site

Espero ter ajudado, caso você tenha tido a mesma dificuldade que eu.

Posted on Jan 24 by:

12afaelpereira profile

Rafael Pereira

@12afaelpereira

Computer Science Student aspiring to become a full stack developer and interested in Artificial Intelligence.

Discussion

markdown guide