DEV Community

Francisco Zanfranceschi
Francisco Zanfranceschi

Posted on • Updated on

[Conceito] - Sofra com Embasamento Matemático

Conteúdo original nessa thread do Twitter


Ei dev,

Vou te mostrar como sofrer com embasamento na teoria de redes em eventos sociais pro caso de você ser uma pessoa super introvertida assim como eu. É muito mais bonito e sexy sofrer matematicamente.

cc @sseraphini

img


Geralmente, a gente que é introvertido sofre antecipadamente dependendo da possibilidade de interações entre pessoas no evento. Ou seja, quanto mais pessoas, a ansiedade pré evento cresce aritmeticamente.

A fórmula é:

I = P x (P - 1) ÷ 2

(I = Interações e P = pessoas)

img


Mas a gente sabe que o nosso sofrimento realizado quase nunca é tão grande quanto o antecipado, né?

O sofrimento realizado é o número real de interações durante o evento. Nesse exemplo, só houve 2 interações de fato.

img


Sabendo do sofrimento antecipado e sofrimento realizado, você consegue obter uma razão que se chama densidade da rede, que nada mais é do que o realizado ÷ antecipado. No caso, seria 2 ÷ 6 que resulta na dízima periódica 0,333... ou também 33%.


Ou seja, nesse exemplo você entendeu que pra calcular seu sofrimento é necessário obter o sofrimento antecipado ─ que é o número possível de interações ─ e do sofrimento realizado ─ que é o número praticado de interações.


Faz um exercício de sofrimento agora: calcula o quanto de sofrimento haveria num evento com 200 pessoas e com 345 interações realizadas.


Se você chegou até aqui, faz uma oração pra mim, por favor. Semana que vem vou participar dum evento em que não conheço ninguém. E o pior de tudo é que nem sofrer direito antecipadamente eu posso pq não sei quantas pessoas irão. 🥲

Discussion (0)