DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Matheus
Matheus

Posted on • Updated on

CS50: S1 | Aula

Introdução

Essa primeira semana é uma transição do uso da ferramenta (e linguagem de programação) Scratch para uma linguagem de programação conhecida como C.

O professor é o David J. Malan, tem uma didática muito boa e não é prolixo. Ele passa por pontos mostrando como é importante respeitar a sintaxe da linguagem, e que é normal errar, durante sua prática não se frustar com os erros, e sim aprender com eles.

Além de falar sobre a linguagem C, e mostrar como ela será necessária para a realização das tarefas desta semana. A aula entra no assunto do terminal e os comandos no linux. Não precise se preocupar em instalar o Linux como seu sistema operacional, já que todo o seu acesso ao terminal e ao ambiente de programação, será por meio de um servidor na nuvem, preparado pela equipe do CS50, para que todos tenham acesso as mesmas ferramentas.

Comandos como mkdir, ls, cd e outros serão apresentados no decorrer da aula, assim como rodar o compilador via terminal.

O mundo em C

Assim que começa já se apresenta um template padrão de um programa em C, onde é pedido que nesse momento não se apegue aos detalhes.

#include <stdio.h>

int main(void) {
    printf("Hello, world!\n"); 
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Aceite o int main(void) no primeiro momento. E ao compilar, e rodar o executável, exibirá seu programa com uma mensagem Hello, world.

No mundo de C, o programador deve definir com que tipo de dado vai trabalhar, se trabalhará com números, deve usar int, float, double e por aí vai. Pois cada tipo, tem uma memória definida para ser alocada para cada tipo de informação.

Neste curso e para fins práticos, é disponibilizado a biblioteca cs50. O que permitirá conseguir do usuário informações, como números e textos, atráves de funções como: get_int() e get_string().

#include <stdio.h>
#include <cs50.h>

int main(void) {
  int x = get_int("x: ");
  int y = get_int("y: ");
  printf("%i\n", x + y);
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Pode-se perceber que desta vez, o printf tem um código %i. Este código é a formatação do código para ser exibido em tela.

A aula decorre muito bem, abordando o que são bibliotecas e headers. Explicando as estruturas de repetições, como usa-las e porque usa-las. As condicionais, e outros fundamentos da linguagem de programação de forma didática, e bem intuitiva.

Se você nunca teve aula de programação na vida, é uma excelente aula de introdução, e com exemplos práticos para você praticar sozinho depois.

Assim como, se você já sabe programar, acredito que seja uma ótima revisão dado o crédito pelo dever de casa proposto pelos psets.

Caso tenha interesse em aprender a programar, assista essa aula e pratique. Estará começando com o pé direito!.

Verificando conhecimento

  • Como você escreve código?
  • O que é um compilador?
  • Como executar um arquivo em .c?
  • Como o operador de atribuição funciona?
  • Como dizer ao terminal para executar um arquivo no atual diretório?
  • Como exibir diferentes tipos de dados?
  • O que são condicionais? Como funcionam?
  • Porque adicionar um incremento ao final de um while-loop?

Top comments (0)

👋 New to DEV?

Head over to our Welcome Thread and tell us a bit about yourself!