DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for o que estudar agora em programação?
tati
tati

Posted on

o que estudar agora em programação?

Seja você alguém que está estudando programação de forma autodidata ou alguém que está saindo de algum curso e quer continuar os estudos, os primeiros passos dessa jornada não é fácil. A decisão do que fazer e o que estudar em seguida pode ser muito confusa com tantas tecnologias e várias discussões sobre tendência e disponibilidade de vagas por aí.

Quando finalizei o meu curso, eu passei algum tempo indecisa sobre o que estudaria e como estudaria, passando por tempos em que eu decidi estudar tudo e então acabei estudando nada.

A principal coisa que me ajudou a saber qual seria o famoso próximo passo foi descobrir a existência do roadmap.sh. Para quem não conhece, o roadmap reúne um compilado de guias e conteúdos criados pela comunidade para orientar pessoas que querem ingressar na área ou querem estudar de forma continuada em alguma stack.

Existem 10 mapas de estudos ao total no site e mais duas estão sendo desenvolvidas. Com os mapas é possível ter uma noção geral do que é necessário para se tornar um especialista em stacks como frontend e backend, por exemplo, e também é possível ter acesso a mapas de linguagens específicas como Java e frameworks como Angular.

Como tirar maior proveito do roadmap?

Tanto no mapa de Frontend quanto na de Backend o início é igual, então para aqueles que ainda tem alguma dúvida sobre qual stack se especializar tem a oportunidade de continuar estudando antes de tomar uma decisão (ou seguir com os estudos Full Stack). O roadmap recomenda o seguinte estudo no início:

  • Noções básicas sobre Internet, Protocolo HTTP e Domínio e Hospedagem;
  • Noções básicas sobre HTML, CSS e JavaScript (Sim! Mesmo se você for Backend, é importante saber o básico de frontend!);
  • Controle de versionamento (Terminal, Git e Github).

Depois disso, cada stack segue caminhos distinto. Por exemplo, o próximo passo de Backend é escolher uma linguagem específica para trabalhar, enquanto no Frontend devemos focar em fortalecer o CSS e o uso de gerenciadores de pacotes.

Tanto para a escolha de uma linguagem de backend quanto para a escolha de frameworks no frontend, o roadmap.sh tem mapas específicos para Java, Python, Go, Angular e React, que também vai nos acompanhar por todo esse processo até chegar nas partes mais avançadas de cada stack.

Na atualização desse ano, temos mapas interativos, ou seja, dentro do site mesmo é possível ser enviado para vídeos e leituras que vão nos ajudar a estudar, o que é muito bom para direcionar melhor o nosso foco.

O roadmap.sh pode ter uma função importante para o nosso desenvolvimento como pessoas desenvolvedoras, principalmente nesse início de jornada com estudos direcionados que vão nos acalmar e nos assegurar que estamos no caminho certo até termos mais confiança para explorar essa área tão ampla.

Recomendações de estudo mais direcionados

Top comments (1)

Collapse
 
rogerzanoni profile image
Roger Zanoni

Muito legal o rodadmap.sh, muitas vezes é difícil ter essa visão alto nível de alguma área
Sobre os direcionados, eu ia comentar sobre a universidade livre (que você já colocou no post) e eu acho bem legal o exercism.org pra linguagens específicas

DEV

Thank you.

 
Thanks for visiting DEV, we’ve worked really hard to cultivate this great community and would love to have you join us. If you’d like to create an account, you can sign up here.