DEV Community

tati
tati

Posted on

como criei uma rotina de estudo

Pessoa sentada mexendo em um computador de costas para a câmera

A primeira atitude que tomei ao decidir estudar Programação foi a de buscar uma escola. Há inúmeras postagens sobre como você precisa pagar para aprender esses conteúdos, porém como alguém que não tinha nenhum conhecimento ou familiaridade com a área eu me senti completamente perdida em conceitos, termos e ferramentas para começar.

Um dos motivos pelo qual eu decidi investir em um curso presencial foi a segurança de ter outra pessoa me dizendo no que aprender, quais passos tomar para entender tal conteúdo e no que fazer depois. Estar em um ambiente controlado, uma sala de aula, me ajuda a me concentrar apenas naquilo e sei que todos ali estão com o mesmo propósito que eu. É quase como se existisse uma organização divina comandando todos ali.

Após concluir o meu curso de Full Stack, eu decidi focar meus estudos em Front-End e, sentada na frente do computador sozinha em casa, eu percebi que não fazia ideia de por onde começar. Não que eu não sabia o que estudar, mas fiquei sobrecarregada com o universo da stack e me fiquei perdida com qual seria a melhor opção para começar.

Estudar por conta própria exige de você basicamente cinco coisas: objetivo, foco, organização, controle e disciplina. No início, gastei muito mais tempo pesquisando sobre métodos de organização e de estudo do que realmente estudando, mais tempo assistindo vídeos de pessoas convencendo todos que aquela linguagem é melhor do que essa outra ao ponto de que eu decidi estudar tudo e não estava aprendendo nada. No final do ano passado, eu decidi parar um momento e refletir no que estava faltando para eu chegar onde quero e criar uma verdadeira rotina de estudo que funcionasse para mim e foi quando eu me deparei com esses cinco pontos focais.

1. Objetivo

O primeiro pensamento que mudou tudo foi: Por que estou estudando isso? Conforme fui desvendendo a Programação, eu queria saber tudo e a cada momento estava trocando qual framework estudar primeiro. Não é algo ruim ter curiosidade, porém isso irá sobrecarregar em algum momento.

Refletir sobre aquilo que eu já sei, entender como consigo melhorar essas habilidades e entender onde eu quero chegar fez a diferença. Um site que me ajudou bastante foi o Roadmap de Front-End, onde eles fazer um mapa com diferentes focos e como navegar pelos conhecimentos.

O que eu fiz foi dividir um grande objetivo (aprender desenvolvimento Front-End) em pequenos objetivos como, por exemplo, aprender JavaScript, e em certos momentos dividir esses em objetivos menores como concluir um curso de JavaScript básico. Dessa forma, eu consigo concluir objetivos a curto e médio prazo para alcançar o meu objetivo principal a longo prazo e tudo se mantém em um campo mais palpável.

2. Foco

Outro dia ouvi alguém falar sobre focar em, no máximo, cinco linguagens ao mesmo tempo. Em alguns momentos cinco pode ser muita coisa, mas dependendo do seu nível em um assunto é possível já inserir um assunto novo e ir intercalando nos estudos.

Para entender no que eu deveria estudar agora continuei usando o RoadMap, porém também fui atrás de outras pessoas desenvolvedoras e também procurei vagas de emprego para entender o que as empresas que eu me identifico estão pedindo. Depois de colocar um objetivo para os meus estudos, o foco vem quase que naturalmente porque a motivação nos ajuda a seguir em frente.

3. Organização

Sem uma organização é quase impossível manter o foco e chegar no seu objetivo. Quando estudamos sozinhos, a organização é uma etapa fundamental.

Na minha rotina eu já usava o método de calendário em bloco e só precisei inserir meus estudos nessa agenda. Se você ainda não conhece, o calendário em bloco é nada menos do que determinar blocos de horários para suas tarefas. A forma de organização depende muito da sua necessidade de organização e disciplina; por exemplo, eu criei um bloco para cada curso que estou fazendo no momento (no mais geral, eu possui blocos para todas as minhas atividades pessoais), outras pessoas simplesmente criam um grande bloco com apenas o título de "Estudo" e outras precisam detalhar ainda mais o que vão fazer. A agenda que eu utilizo é o Google Agenda e consigo controlar tanto no computador quanto pelo celular.

Outra ferramenta que comecei a usar foi o Notion. Eu gosto de estudar criando projetos práticos, porém existem conceitos e termos que precisamos ter sempre por perto e entender (propriedades do CSS ou métodos do JavaScript) que eu decidi reuni-los todos no Notion para não ter que ficar procurando documentação a todo momento. Como eu uso o Notion para diversas finalidades, a adição dos meus conhecimentos de Programação foi natural. O Notion é personalizável e muito fácil de utilizar para diversos propósitos. Com ele, eu também criei um pequeno repositório de artigos, fontes e links úteis sobre a temática para eles não se perderem nos favoritos do navegador.

4. Controle

Até hoje, eu não encontrei um método 100% eficaz que me faça ficar fora de redes sociais enquanto estou estudando. Às vezes não é ruim dar uma pausa e se distrair um pouco com outra coisa, porém é muito fácil perder horas entre uma rede social e outra.

Dependendo da atividade que estou realizando, eu gosto de usar o Pomodoro para focar e então ter um descanso depois. Se você nunca ouvir falar do Pomodoro ou nunca experimentou, ele é uma técnica que utiliza 25 minutos de foco intercalados por 5 minutos de descanso e após quatro sessões de foco são 10 minutos de descanso.

Uma ferramenta que estou utilizando bastante é o Forest. O Forest é um aplicativo que planta uma árvore no tempo que você determina para não mexer no seu celular (se você mexer, a árvore morre). Recentemente, eu descobri que existe um plugin no Chrome para o Forest que funciona da mesma forma, porém você tem uma Blocklist e uma Allowlist: nesse primeiro modo, você está proibido de entrar em qualquer site que você inseriu na sua blocklist; já no segundo modo, você só pode entrar nos sites que foram inseridos na sua allowlist.

5. Disciplina

A disciplina é o ponto principal, porque para manter o objetivo, o foco, a organização e o controle é preciso ser bastante disciplinado. No entanto, eu sempre tenho em mente de que não é o fim do mundo não estar em um bom dia para estudar ou se eu estudei menos do que ontem. Sempre terei o dia seguinte para estudar também.

Para mim, disciplina também é pensar na minha saúde mental e não me sobrecarregar. Faço o possível para não ficar me comparando com outras pessoas que começaram na mesma época do que eu ou até mesmo depois. No LinkedIn, a grama de todo mundo é mais verde, mas é importante lembrar que todo mundo tem suas dificuldades, obstáculos e dias complicados. Todos estamos tentando fazer o nosso melhor e, uma das coisas que eu mais gosto da comunidade, todo mundo se ajuda sempre. Mantenho sempre na mente: respeite a sua jornada, respeite o seu tempo.

--

Pensando nessas cinco coisinhas, eu montei a minha rotina de estudo e espero avançar nos meus estudos em 2021. Nesse ano também a meta é começar a compartilhar o estou estudando e meus aprendizados ao longo dessa jornada.

Discussion (3)

Collapse
riosi profile image
Ingryd Rios

Poxa, que leitura legal! Sempre fico muito feliz quando esbarro em alguém que já passou (ou está passando) pelo mesmo que eu nessa área onde ainda me sinto meio intrusa! Muito bom mencionar o fato de tudo bem ter altos e baixos durante a rotina de estudos, pra mim serviu como um lembrete. :)

Eu fiz um esquema de tasks que tem me ajudado muito, parecido com o calendário em bloco, só que sem os horários, dividindo as tasks em pequenos objetivo e junto com o pomodoro tem surtido efeito.

Isso de colocar as informações juntas no Notion eu achei bem interessante. Comecei a usar há um tempo, mas não me acostumei direito. :/ Acho que agora conforme vou avançando nos estudos ele pode ser útil como um grande bloco de notas organizado pra essas coisas, então valeu pela dica. :D Espero ver mais publicações suas. Mandando energias positivas aí pra sua jornada!

Collapse
tatidev profile image
tati Author

valeu demais! :)

Collapse
mpfdev profile image
Matheus

O fundamental você tem em suas mãos, é manter a disciplina e ser constante. Realmente tem dias que parecem ser muito dificeis, que dá vontade de jogar tudo pro alto, mas lembre-se que você não está sozinha, todos estamos nessa também e consistência é tudo.

Não uso o Notion, é muito aba pra me organizar, mas venho usando o Google Calendar e determinando horários para me dedicar apenas aos estudos tem sido a minha maior ferramenta.

O que eu diria, nesses dias caso você se sinta sozinha estudando, existem uns videos no youtube que chamam de 'study with me' e dá uma sensação de estudar em biblioteca, inclusive com diversos tempos de pomodoro 25/5, 45/15, 50/10. Muitos fazem transmissão ao vivo, com grandes comunidades onde todo mundo fica estudando junto e ao mesmo tempo, pode ser uma boa experiência nesses dias que estiver desanimada.

Seja bem vinda, acompanhando seus aprendizados.