DEV Community

Cover image for Git no mundo do desenvolvimento
Antonio Lisbôa
Antonio Lisbôa

Posted on

Git no mundo do desenvolvimento

A utilização de um sistema de controle de versão(VCS, na sigla em inglês) no mundo do desenvolvimento se tornou um regra amplamente difundida. Seja na hora de criar um trabalho local ou em conjunto com um time de programadores, utilizar um VCS é a melhor maneira de evitar dores de cabeça na hora de cuidar das diferentes versões de código.

Atualmente Git é uma das ferramentas de controle de versão mais utilizadas em ambientes de desenvolvimento. A seguir está listado alguns dos motivos pelo qual essa ferramenta se tornou tão famosa.

O que é Git?

De acordo com sua própria documentação: ”O Git é um sistema de controle de versão distribuído de código aberto e gratuito, projetado para lidar com tudo, desde
projetos pequenos a grandes, com velocidade e eficiência.”

Em termos práticos, é uma ferramenta que auxilia o desenvolvedor em todo o processo de desenvolvimento de uma solução. Ele guarda em seu histórico toda alteração realizada nos arquivos do projeto, tornando assim fácil a visualização de alterações realizadas por parte dos membros do time.

Existem vários VCS disponíveis pelo mercado, como o Subversion e o Perforce, mas o git se diferencia destes sobretudo por ter uma arquitetura distribuída.

A forma que o Git trabalha com os arquivos é outro grande diferencial dessa tecnologia. Os outros sistemas de versionamento tratam seus dados como arquivos e suas mudanças, entretanto o git trabalho com snapshots, uma captura de algo em um determinado instante, como uma imagem.

Vantagens de usar o Git

Além de entender o seu papel no mundo do desenvolvimento, é importante saber suas vantagens a fim de fazer a escolha certa na hora de escolher o Git como seu sistema de versionamento.

Desempenho

A maioria das operações no Git só precisa de arquivos e recursos locais para operar - geralmente nenhuma informação é necessária de outro computador da rede. Isso torna suas tarefas mais rápidas, pois não será necessário depender da conexão de internet na maior parte do tempo.

Por se tratar de um sistema de versionamento distribuído, é possível realizar diferentes atividades ao mesmo tempo, o que acelera o ambiente de desenvolvimento, trazendo assim agilidade para a equipe de desenvolvedores.

Segurança

Tudo no Git passa por uma soma de verificação (checksum) antes de ser armazenado e é referenciado por esse checksum. Isto significa que é impossível mudar o conteúdo de qualquer arquivo ou pasta sem que Git saiba. Essa característica demonstra como o Git lida com a integridade de seus arquivos.

Flexibilidade

Por fim, uma ótima vantagem de se trabalhar com o Git é sua flexibilidade. Ele trabalha bem com diferentes fluxos de desenvolvimento. Seja em projetos grandes ou pequenos, é possível notar toda velocidade e segurança que esse VCS propicia.

Encontrou algum erro nesse artigo ou gostaria de me enviar uma mensagem? Go ahead :-).

Top comments (0)