DEV Community

Cover image for Como instalar o Anaconda no Ubuntu 18.04 para iniciantes
Maria Dias
Maria Dias

Posted on • Updated on

Como instalar o Anaconda no Ubuntu 18.04 para iniciantes

Anaconda é um software de gerenciamento de pacotes Python (e outras linguagens), especialmente interessante porque agiliza a criação de ambientes de desenvolvimento. É gratuito e Open Source. 🙂

Iniciando a instalação

Entre no site oficial do Anaconda e clique em “Download”.
Normalmente o seu Sistema Operacional é identificado automaticamente e a página te leva diretamente ao Download ideal para o seu Sistema. Caso isto não ocorra, ou se por qualquer razão você precise de outra versão, basta selecionar no topo da página a versão para o Sistema Operacional desejado.

Clique em "Download" (localizado ao lado esquerdo da página) onde se encontra a versão Python 3.7 (ou mais atualizada, caso você esteja vendo este tutorial no futuro).

Observação: Se você é iniciante (ou não tem algum motivo muito forte) NÃO utilize o Python 2, pois o projeto está sendo descontinuado este ano (2020).

Alt Text

O arquivo baixado terá um nome Anaconda3–2019.10-Linux-x86_64.sh ou algum outro nome um pouco diferente, dependendo da época que você estiver lendo o tutorial, mas a extensão provavelmente será .sh.

A instalação será feita via terminal, portanto, abra o seu. Dica: Você pode abrir seu terminal com “ctrl + alt + t”. 😉
Ao abrir o terminal, atualize seu sistema com:

$ sudo apt update
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Digite sua senha e aperte a tecla enter. Lembrando que o $ não deve ser copiado para o código digitado!

Assim que terminar a atualização, veja em qual diretório (pasta) você se encontra digitando “pwd” no terminal. Dica: pwd é abreviação de print working directory que traduzindo literal mente significa “imprima diretório de trabalho”, ou seja, esse comando indica o diretório onde você se encontra. Exemplo:

Alt Text

Para ver os itens contidos no diretório atual, digite ls:

Alt Text

O próximo passo é entrar no diretório onde você fez o download do Anaconda. Para isto, digite no terminal $cd nomeDoDiretorio ou $cd ‘nome do diretório’ caso o mesmo possua nome composto separado por espaço. No meu caso, o arquivo se encontra na pasta de downloads. Portanto:

$ cd Downloads
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Alt Text

Dica: Uma outra forma alternativa de se abrir o terminal no local correto é: vá até o diretório onde o arquivo se encontra, pressione o botão direito do mouse e escolha “abrir no terminal”. Quando o terminal abrir, digite pwd e ls para ter certeza de que você está no local correto.

Agora precisamos preparar o arquivo .sh para instalação. Para isto, utilizaremos o comando chmod. chmod significa change mode que, traduzindo literalmente, significa “alterar modo”. Assim, daremos permissão para executar o arquivo. Não entrarei em detalhes, mas é interessante que você pesquise sobre o significado dos comandos que está digitando no terminal. No terminal, digite:

$ chmod +x Anaconda3–2019.10-Linux-x86_64.sh
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Alt Text

O terminal não retornará mensagem, mas agora você terá a permissão para continuar a instalação. No terminal, digite:

$ sudo ./Anaconda3–2019.10-Linux-x86_64.sh
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Ao pressionar a tecla enter, você verá o seguinte:
Alt Text

Leia os termos e digite “yes”, caso concorde. Se digitar “no”, a instalação não será concluída, óbvio.
A próxima pergunta que o instalador te fará é sobre a localização da instalação. Se não houver um motivo muito forte para instalar em outro local, simplesmente aceite a localização sugerida apertando a tecla enter.

Alt Text

Após algum tempo, o instalador perguntará se você deseja instalar o inicializador do Anaconda. Novamente, digite “yes” para esta opção, a não ser que haja uma razão muito forte para não aceitar. Para saber mais, ou caso tenha digitado “no” e mudado de ideia, entre no FAQ do Anaconda e veja as instruções.

Chegamos ao fim da instalação, se estiver tudo certo você receberá a mensagem de agradecimento do Anaconda:

Alt Text

Agora, abra um novo terminal. Note que haverá uma mensagem escrito “(base)” antes do seu usuário. Se esta mensagem estiver aparecendo, a instalação foi (provavelmente) um sucesso!

Alt Text

O Anaconda possui uma versão gráfica que pode ser acessada digitando no terminal:

$ anaconda-navigator 
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Se imagem a seguir estiver aparecendo: a instalação foi concluída com sucesso!

Alt Text

Bug na instalação

No entanto, tive um problema com a instalação e, ao que tudo indica, este é um bug que estão consertando para a próxima versão. Por experiências anteriores, eu sabia que o anaconda-navigator não estava funcionando propriamente, pois deveria estar mostrando o Jupyter Lab, Jupyter Notebook, Spyder, etc. na home do Anaconda Navigator, como mostra a imagem acima.

Para minha surpresa, no entanto, o que apareceu foi uma opção de instalar o VS Code, como mostra a imagem a seguir:

Alt Text

Quando abri o Jupyter Notebook e o Spyder via terminal, ambos pediram para atualizar, o que deixou claro para mim que algo realmente havia dado errado.

O que eu fiz foi tentar atualizar os pacotes via terminal, digitando o seguinte:

$ conda update --all
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Porém, o terminal me retornava que eu não possuía permissão para tal!

A solução foi: GOOGLE/Stack Overflow. haha

Assim, concluí que o Anaconda não estava com permissão. Portanto, o que eu fiz foi alterar a permissão:

$ sudo chown -R nomeDoUsuario /home/nomeDoUsuario/anaconda3
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Perceba que, em nome do usuário você deve colocar o nome do SEU usuário e no caminho do diretório você deve colocar o caminho que você havia escolhido para seu usuário! Se você deixou o Anaconda instalar com o padrão deles, o caminho é fácil de achar pois é só você substituir o nome do seu usuário em “nomeDoUsuario” em /home/nomeDoUsuario/anaconda3.

Agora sim, atualize seu sistema:

$ sudo apt update
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Faça:

$ conda update --all
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O comando acima deverá estar funcionando se tudo ocorreu bem com a troca de permissões.

Atualize seu sistema novamente e abra o anaconda-navigator. Agora tudo deve estar funcionando corretamente.

Bons estudos! Até!!!

P.S.: Caso ainda tenha o Anaconda ainda apresente erro, copie o erro que o terminal está te retornando para o Google e procure a solução. E, lembre-se: não copie códigos de terceiros diretamente no seu terminal, pesquise um pouco antes para confirmar se o código é seguro!


P.S.S.: Este tutorial foi escrito em maio/2020 e revisto em ago/2020. Estava previamente disponível apenas no Medium Como instalar o Anaconda no Ubuntu 18.04 para iniciantes, mas não gosto do paywall do Medium e decidi repostar aqui para que o texto fique acessível a qualquer momento.

Discussion (0)