DEV Community

Matheus Prudente
Matheus Prudente

Posted on

Uma breve visão geral sobre Qualidade de Software.

Olá caro viajante,

a qualidade pode receber diversas definições dependendo do âmbito em qual ela é submetida. Sendo assim, desta maneira podemos adquirir diferentes esclarecimentos. Podemos observar a qualidade de um software durante todo processo de produção do software, avaliando a qualidade de cada subproduto que compõem a totalidade do software, pois estas "sub qualidades" podem afetar a qualidade do próximo subproduto e até a qualidade total do software. Desta maneira temos que

Quando observamos a literatura, temos alguns autores, como Peters, que diz que a qualidade de software é avaliada em termos de atributos de alto nível chamados fatores, que são medidos em relação a atributos de baixo nível chamados de critérios.
Enquanto Pressman, diz que qualidade de software é a conformidade a requisitos funcionais e de desempenho que foram explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados, e a características implícitas que são esperadas de todo software desenvolvido por profissionais.

Apesar de possuirmos várias definições, podemos observar aspectos que se tornam enfáticos. Primeiramente, os requisitos de software são a base, a falta de conformidade de pode ser considerada a falta de qualidade. Segundo, padrões bem especificados definem um conjunto de critérios de desenvolvimento pelo que o software passa pelo trabalho de engenharia. E por fim, sempre irão existir requisitos que não são explícitos, como por exemplo a integrada ao acessar o sistema. Com este padrões tentamos manter a garantia e o controle da qualidade.

Discussion (0)