DEV Community

Cover image for Etapas para Criação de um App
Martin Dala
Martin Dala

Posted on

Etapas para Criação de um App

Olá malta😊, Faz decadas desde o meu último artigo, mas cá estou.
Tenho estudado bastante e me aprofundando muito em desenvolvimento de aplicações moveis, e nesse percurso captei algumas etapas de como faço,usei e uso para a criação de uma aplicação em uma empresa, freela, ou mesmo para o meu portifólio.

Irei enumerar as etapas.

Image description
## 🧩 Levantamento de Requisitos (Ideia)
Como em tudo, tudo começa com a ideia, e sendo a primeira etapa , pois é por aqui que parte tudo, A ideia, acho essa etapa ser muito auto-explicativo, pois é nessa etapa que se faz o levantamento da ideia total e dos requisitos necessarios para construção da aplicação, nessa etapa tende-se a fazer algumas questões como:

  1. - Oque o aplicativo vai resolver?
  2. - Quais as funcionalidades dele?
  3. - Suas principais telas
  4. - Regra de negocio (Back-end)
  5. - Inspirações (Concorrentes)
  6. - Nome da Aplicação
  7. - Preparação do artigo de descrições

Parece simples, mas essas questões são muito importantes quando se pensa em fazer uma app que se deseja lançar e escalar como para um outro fim. uma aplicação é a solução de forma digital de um problema, então suas funcionalidades, o nome e a a experiencia do usuario é de extrema importancia.

## 🧩Design - UI and UX Design
Impossivel não se falar desse cara, Design, está concerteza é aquela parte que os UI/UX Designer estão se mordendo, mais contúdo está parte no ciclo de desenvolvimento de um produto digital é de extrema importância, pois hoje em dia existem aplicações quase comuns, e nesse lado tens a ousadia de pensar fora da caixa e usar a criatividade para que haja um diferencial em sua aplicação.

Nessa etapa , se faz o storyboard e a criação do wireframes,da UI e estudo da experiencia do usuario atravez do UI Research, define-se a melhor Interface para a aplicação.

Note, exestem profissionais para está area, se deseja criar uma startup atravez de uma app, aconselho a buscar mão especializada e não dar uma de generalista tentando fuçar aulas de como mexer com AdobeXD e Figma. Pois não se trata apenas de desenhar uma tela bonita, se trata em defenir oque o seu usuario irá pensar quando abrir o seu app.

Nessa fase prepara-se de tudo um pouco como:

  • Ícones da App (Todos Assets e Imagens)
  • Logotipo da App

  • UX e UI Design

  • Wireframes

  • StoryBoard
    Dê uma olhada nessas Ferramentas:

  1. - FrameBox
  2. - MockFlow
  3. - PenciProject
  4. - Figma
  5. - Adobe XD

**

🧩Desenvolvimento da Aplicação**

A parte que todo dev adora❤️😂 Começa, depois de se fazer o levantamento de requisitos(aquisição da ideia), e se fazer o design da aplicação, o Wireframes e StoryBoard, está na hora de codar (por a mão na massa).

Está etapa eu considero o mais importante do cicLo, pois aqui começa o desenvolvimento em si da aplicação.

Aqui define-se algumas coisas como:

1. - Tecnologias **(Flutter, NodeJS for API, Base de dados)**
Quando se fala de desenvolvimento, é importante que definamos as tecnologias que iremos utilizar para desenvolver essa aplicação, tanto a tecnologia para o Front-end,Back-end,Database e outras ferramentas a complementar.

2. - Arquitetura
Hoje em dia, todo ciclo de desenvolvimento deve passar por isso, por mim, toda aplicação que deseja escalar um dia, é muito importante que tenha em seu nucleo uma arquitetura que seja facil de manuntenar e que não dependa exclusivamente de dados externos.

3. - Integração ou Criação de API
A maioria das aplicações moveis, consomem uma API, então quando se pensar nisso, define-se quais serão as tecnologias usadas tanto para criar a API e para consumir-la.

**4. - Criação das telas UI

  1. - Implementação das Funcionalidades**

As duas partes são totalmentes explicativas, criar as páginas da aplicação que por sua vez serão implementadas funcionalidades já pensadas.

## 🧩Estabilização
Perfeito, estamos quase, aguente só mais um pouquinho, não abandone o artigo não😂❤️😊

Olha, nesse processo, temos três fases que acompanham o desenvolvimento, que são:

- Protótipo

Está fase, é a fase da aplicação, ainda com bugs, mas com pequenas funcionalidades, como design estruturado, e navegação

- Alfa

Está fase, é uma fase em crescimento, com algumas funcionalidades básicas já feitas e implementadas, mais ainda com alguns bugs e funções a faltar.

- Beta

Está fase, é a fase que traz o MVP da aplicação, já com algumas funcionalidades feitas, bom numero de funcionalidades já implementadas, mas ainda com alguns bugs mínimos, mas pode ser já levada para a fase de testes mínimos.

- Release Candidate

Está fase, é a fase esperada por todos, todas funcionalidades estão feitas, e praticamente é a versão candidata para o lançamento, pois segue os requisitos levantados, mas antes será levada para testes e depois lançada.

🧩Testes

Está fase, é a fase chata para devs, pois um bugzinho pode estar escondido, e toda equipe interessada ou ligada neste app direita ou indiretamente ira testar, desde profissionais e leigos. teste de garantia de qualidade em milhares de dispositivos até a primeira versão release.

- Profissionais e o Cliente

Tanto o profissionais que desenvolveram o app e o cliente do app irão testar em simultâneo dando assim satisfação ao requerido.

- Usuários

Este teste, vem depois de toda equipe profissional testar, agora vai para uma camada de usuários fazerem o teste e encontrarem bugs que aos olhos do cliente e profissional não se mostra

## 🧩Lançamento da Aplicação
Beleza, estamos no finalzinho...
Chegamos a fase que todo mundo então, estava aguardando.. a fase me mostre a funcionar...
É nesta fase onde a aplicação depois de testada e aprovada pelos responsaveis normalmente denominados como (Product Owner, Q.A,entre outras entidades da equipe), será publicada para as plataformas de aplicativos, para que todo mundo possa utilizar, é muito importante nesta fase ter:

  • Banner Horizontal
  • Banner Verticais
  • Ícone
  • Nome
  • Palavras Chaves
  • Descrição curta do app
  • Descrição longa
  • Preço (se for monetizado)
  • Versão do Aplicativo
  • Copyright do desenvolvedor

## 🧩Notas
Note que a aplicação precisará de manutenção, resolução de bugs e inserção de novas features consoante a sua utilidade e os usuários necessitarem, então friso sempre escolherem uma ótima arquitetura,e seguirem os padrões atuais para que não haja complicações no futuro ao ponto de fazer o app do zero(É CHATO PRA CARAMBA)😊👌.

**

GOSTOU?

**
E ai gostou❤️Eu não escrevo muito artigos, sou um youtuber caindo nessa empreitada, então dê um like, partilhe ai com o pessoal que adora Mobile, e não só como outras areas também.

Deixe nos comentarios oque achou do artigo...Fuiii❤️👌😊😍

Discussion (0)