DEV Community

Lutchenca Medeiros
Lutchenca Medeiros

Posted on

 

Porque precisamos fomentar programas de afirmação e diversidade dentro da área de tecnologia

É cada vez mais comum encontrar programas feitos por empresas que são focados em promover a afirmação de grupos minoritários, mas, por mais óbvio que seja a necessidade desse tipo de iniciativa, acho importante esclarecer o óbvio e falar alguns motivos de porque fomentar a diversidade é essencial, não só para os indivíduos impactados por tais iniciativas, como também pra sociedade como um todo.

Por mais controverso que seja para algumas pessoas ver vagas ou ações focadas só para um grupo específico, basta nos voltarmos para dados e a ciência na hora de debatermos certos assuntos. No caso da área de Tecnologia, menos de 20% é formado por mulheres (por mais que venha crescendo ano após ano) como mostram esse, esse e esse estudo. Isso também se traduz quando olhamos para outras minorias.

Fato é que essa discrepância ocorre, seus motivos são muitos e envolvem questões sociais, políticas, econômicas, culturais não cabendo em um post como esse elencá-los, porém, quero enumerar algumas razões pelas quais promover times mais diversos é necessário e como diminuir essa desigualdade é uma tarefa essencial e positiva para todos os envolvidos, mesmo você sendo um homem, branco, cis, hétero.

A primeira coisa é entender que os consumidores são diversos e empresas bem-sucedidas precisam ser capazes de entender e atrair pessoas de todas as esferas, classes sociais e nichos. Uma equipe diversa consegue pensar estratégias e resolver problemas que atendam as suas próprias demandas, coisa que uma equipe composta apenas por pessoas parecidas e com background similares, não é capaz. Uma equipe com membros que compartilham a mesma etnia que seus clientes, por exemplo, tem 152% de chances a mais de entender suas necessidades.

Lidar com pessoas de diferentes realidades, credos, raças, nos "força" a constantemente trocar novas informações, estimulando o pensamento inovador e interações construtivas e produtivas e, consequentemente, impulsionando o funcionário a ter novas ideias e, consequentemente as vendas. Outros estudos mostraram que a mudança de uma equipe 100% masculina pra uma com divisão uniforme entre os gêneros poderia aumentar a receita em até 41%. Por que? Mais uma vez, trata-se de pontos de vista não reconhecidos anteriormente sendo compartilhados, o que também pode trazer uma melhor compreensão da base de consumo feminina responsável por 70-80% de todas as compras de consumidores.

Outro fator, é que um ambiente de trabalho mais diverso por parte dos empregados, aumenta a criatividade, o poder de decisão, inovação e satisfação, e por parte da empresa, aumenta a capacidade de atrair e manter talentos.

OK, ok, dados, estudos e a realidade não te convencem da importância de fomentar a diversidade? Pois saiba que além de todos esses fatores enumerados aqui, é lei. A correção de desigualdades históricas perpassa todas as camadas da sociedade, inclusive a esfera pública, por mais privilegiado que você seja e nunca tenha necessitado de nenhum auxílio, cabe ao estado promover igualdade formal e material de todos, sendo esse inclusive um dos seus princípios.

Além do óbvio - de ações afirmativas mudarem a vida de pessoas em estado de vulnerabilidade social que tiveram seus direitos negados e/ou dificultados constantemente, terem a oportunidade de se inserir e melhorar de vida em uma perspectiva da sua individualidade e de suas famílias -, esse tipo de atitude promove uma melhora geral dentro da equipe, da empresa, refletindo-se em receita. Logo, se você é uma pessoa que não se encaixa dentro dessas ações afirmativas e se sente incomodado com a promoção da diversidade, por mais que em todo o contexto histórico da nossa sociedade tenha sido privilegiado e tenha intrinsecamente mais oportunidades só por ser como é, eu sugiro que você pare um pouco e pense levando em consideração todos os dados que eu mostrei aqui e entenda que as corporações não vão abrir mão de gerar mais receita, nem as minorias vão regredir ao estado de exclusão que sofriam anteriormente na nossa história.

Latest comments (5)

Collapse
 
duard profile image
Carlos Aquino

Muito bom Lutchenca, enquanto não temos uma sociedade decente é realmente preciso atuar com programas assim. Algumas empresas que eu fui abordado no LinkedIn já fazem um bom esforço e fico feliz.

ps. como no caso da escravidão, a meu ver, o Brasil ficará atrasado em ações para resolver um problema que nem deveria existir. O BR é muito atrasado nestas e outras questões (veja o caso da da Cannabis).

Collapse
 
joelbonetr profile image
JoelBonetR 🥇 • Edited

OMG the political agenda... This is not Twitter, this is an international devs community.

If someone needs help, we help careless of it's sex, sexual preferences, disorders or lack of knowledge, it always has been like that.
If you know how to code, design, manage a project/team, test applications or you are either learning or looking for a new career and/or you care helping others fine, get a warm welcome, otherwise come back to twitter.

Thanks

Collapse
 
lutchenca profile image
Lutchenca Medeiros

What was the moment I said it wasn't to help everyone? You are missing the point here...

Collapse
 
davibertoche profile image
davibertoche

Eu amo saber que eu perdi vários estágios em multi-nacionais por ser um homem branco e hétero. É muito gostoso, sabe? Mas eu fico feliz mesmo quando alguém diz que na real eu perdi porque sou incompetente... Estudar em universidade federal, ter inglês fluente e um nível decente de habilidade de programação e banco de dados não é suficiente para ter um estágio... Bem, sendo "branco" e homem hétero eu tenho que ser muito melhor, não é mesmo? No fundo, talvez seja um favor que me fazem...

Collapse
 
lutchenca profile image
Lutchenca Medeiros

"ter inglês fluente e um nível decente de habilidade de programação e banco de dados não é suficiente para ter um estágio" > sim, infelizmente tudo está muito competitivo, o mesmo se aplica pra mim e vários outros júniores que tem as mesmas habilidades (ou até melhores, porque tenho outros idiomas e conhecimentos técnicos) e continuam procurando emprego, sinto muito que não conseguiu e continue tentando, o ponto que você não vê é que ser homem e branco facilita o seu processo, os dados mostram que quem foge desse esteriótipo precisa ser muito melhor - e não o contrário.

🌚 Friends don't let friends browse without dark mode.

Sorry, it's true.