DEV Community

Cover image for Meus objetivos para 2022
👨‍💻 Lucas Silva
👨‍💻 Lucas Silva

Posted on

Meus objetivos para 2022

Bem, finalmente 2021 está acabando. Foi um ano difícil, ainda mais sendo o segundo ano no qual a pandemia nos assola. Entretanto, também foi um ano no qual conquistei muitas coisas.

Parei para pensar o que quero fazer em 2022. Além de alguns objetivos pessoais, como ter uma vida mais saudável, percebi que tem alguns pontos da minha carreira que gostaria de melhorar. Falarei sobre eles nesse artigo.

Foco

Bem, até o momento, tenho trabalhado com o que aparece. Então trabalhei com apps mobile, com websites, com backend etc. Quero começar o ano focado em desenvolvimento de aplicações mobile. Principalmente com Flutter. Gosto muito da tecnologia e até cheguei a escrever sobre ela (veja uma postagem clicando aqui) mas como não havia conseguido uma oportunidade para trabalhar com ela, acabei deixando-a de lado. A partir de agora, passarei a estudar mais a tecnologia. Mais cursos, mais textos, mais vídeos etc. Se for mudar de emprego, buscarei apenas trabalhar com Flutter.

Escolhas

Até o momento eu não consegui escolher onde trabalhar. Como não podia ficar parado por muito tempo (até mesmo por questões financeiras), sempre abracei a primeira oportunidade que aparecia. Dessa vez decidi montar uma lista de empresas alvo, colhi requisitos e criei planos para garantir que trabalharei onde desejo. Se eu não escolher, alguém escolherá por mim e essa é sempre a pior opção.

Idiomas

Tenho bastante facilidade em entender e falar inglês mas certa dificuldade em escrever textos no idioma. Com Japonês é o contrário: leio bem e compreendo alguns kanji mas não falo / compreendo muito bem. Sendo assim, tracei planos para me aprimorar em ambos os idiomas. Esses envolvem realizar algumas provas como a JPLT N5 (como será a primeira, acho legal começar pelo básico. Dando certo, talvez tente N3 assim no final do ano) e TOEFL. Com o mundo cada vez mais aberto para profissionais de TI, creio que seja besteira focar apenas no mercado nacional.

Compartilhar conhecimento

Não sou alguém completamente privilegiado mas consegui acesso à universidade, tenho acesso a alguns cursos e a pessoas com posições bastante altas no mercado de trabalho. Não consegui isso sozinho muito menos cheguei onde estou sozinho. Sendo assim, não acho justo que o conhecimento que adquiri fique concentrado apenas em mim. Coloquei uma estimativa de conteúdo escrito que gostaria de compartilhar. E digo escrito pois valorizo muito mais o conteúdo escrito do que audiovisual, mas talvez eu faça alguns vídeos e os lance no YouTube.

Esses são os 4 pontos nos quais investirei tempo, energia e dinheiro em 2022. E são eles que guiarão minhas ações profissionais no próximo ano.

E aí, quais os seus ?

Discussion (3)

Collapse
evelew profile image
Evellyn Lima

Muito maneiro!

Collapse
lukesilva profile image
👨‍💻 Lucas Silva Author

Muito obrigado ! :)

Collapse
caiovinicius42 profile image
Caio Vinicius

Muito bom