DEV Community

Discussion on: Programação Funcional em Java #2 - Descomplicando o Vavr

Collapse
 
ljtfreitas profile image
Tiago de Freitas Lima

O vavr realmente é bem massa, uma biblioteca bem legal 😄. Há algum tempo quando trabalhava com java eu implementei uma biblioteca HTTP onde trabalhava, parecida com feign ou retrofit (que imagino que você conheça), mas que, entre outras coisas, também suporta o vavr como retorno de método. Caso queira dar uma olhada: github.com/ljtfreitas/java-restify...

Obrigado pelo artigo!

Collapse
 
gsuaki profile image
Gabriel Suaki

Fala Tiago.

Dei uma olhada no java-restify e fez um ótimo trabalho! A documentação ficou excelente, baste integrações e APIs bem desenhadas. Ainda está em WIP ? (Reparei que algumas páginas da documentação estavam faltando hehe).

Obrigado pelo comentário e por compartilhar a lib 😄

Collapse
 
ljtfreitas profile image
Tiago de Freitas Lima

Opa Gabriel, legal que gostou :). Na verdade acho que está em um eterno WIP hehehe, porque eu comecei a implementar essa lib pensando algumas necessidades de uma empresa que trabalhava (hoje é a principal lib http que eles usam), mas depois mudei de trabalho, fui trabalhando com outras coisas, e acabei nem mesmo concluindo algumas partes da documentação 🤣, ainda falta até o trecho do vavr (vergonha 🤦🏽‍♂️, pelo menos tinha um código de exemplo com o vavr pra mostrar hehe). Então acabo fazendo devagar mas espero terminar a doc algum dia hehe. Mas a lib está production ready sim e usada em produção :) Se quiser experimentar pra alguma coisa e dar algum xabu só dar um toque :) (no momento quando sobra um tempinho estou mexendo também em uma nova versão porque queria usar internamente o client http que entrou no java 11. talvez devesse terminar os docs primeiro hehe)

Mas sobre o vavr, foi bem legal implementar o suporte pra essas coleções e pras monads que você mostrou, tipo o Try, Option e o Either (acho que nao tinha exemplo com o Either mas funciona tambem, se o Left for um Throwable ou String). Essa lib é bem massa. Valeu pelo artigo!