loading...

5 dicas para você criar seu primeiro site pessoal

leh_mariaa profile image Leh 🚘 ・2 min read

Se você é dev iniciante, criar um site pessoal para expor seus projetos e falar um pouco sobre você pode ser uma boa oportunidade. Mas quando estamos iniciando é tanta coisa para aprender, fazer que a gente se perde fácil.

Não sou nenhuma expert em programação mas tenho meus anos de carreira e eu vejo trabalhos magníficos de diversos devs porém, pecando muito no excesso. É ótimo a gente querer por em prática tudo que a gente aprendeu, mas é de extrema importância a gente saber o porquê da gente está fazendo tal coisa.

Então pra te ajudar no seu primeiro site pessoal (ou até outros, mas quer aprimorar) seguem algumas dicas importantes que eu consegui compilar depois de tanto tempo estudando e observando.

1- Defina o objetivo do seu site
Qual a finalidade de você criar seu site pessoal? É para arrumar um emprego novo? Para se consolidar na comunidade? Conseguir clientes?
Pense no motivo que você quer criar seu site pessoal e faça todo o planejamento em volta do seu objetivo.

2- Para quem você vai criar o seu site
Completamente relacionado ao item 1, nessa etapa é onde você vai definir o público alvo do seu site. Isso significa que se seu objetivo é arrumar um emprego novo, seu site é direcionado para profissionais de recrutamento. Veja o que seu público precisa de você.

3- O que você precisa colocar no seu site.
Relacionado ao item 2, aqui você vai saber o que você realmente precisa colocar no seu site. Por exemplo, se você está criando um site para recrutadores, você ter um blog embutido no seu site pode não ser tão efetivo, pois os recrutadores querem saber suas habilidades, experiências e provavelmente não pararão para ler seus textos. Já se você possui o objetivo de se consolidar na comunidade, ter um blog embutido pode ser extremamente necessário.

4- Planeje seu site
Sim, planeje. Parece óbvio, mas vejo muita gente indo criar o site e sai escrevendo tags e tags pra ver no que vai dar, ou então, copia o site de alguém. Não existe problema algum você se inspirar no código de outra pessoa, mas isso tem que ser pra aprendizado e não porque você achou legal e quer fazer também. Originalidade é importante, ainda mais quando se é desenvolvedor. Lembre-se que você deve resolver problemas e não só escrever código. Planejar da trabalho, é cansativo, mas é essa habilidade de resolver problemas que separa os bons desenvolvedores dos escrevedores de código.

5- Planeje seu layout
Essa parte está totalmente relacionada aos itens anteriores. Pesquise exemplos de sites que tem o objetivo semelhante ao seu. Observe site de desenvolvedores iniciantes e de desenvolvedores mais experientes, veja o que eles tem em comum, observe o layout. Não se empolgue na hora de criar seu site pessoal. Menos é mais.

Não existe nenhuma receita de bolo nesse universo tão grande que vivemos, mas espero que essas dicas sirvam para te orientar na hora de criar seu primeiro site. Claro que nada que está aqui é regra para ser seguido by the book, mas sim pra te mostrar que criar seu site pessoal não é só escrever código.

Discussion

markdown guide