DEV Community

José Augusto
José Augusto

Posted on

Afinal, quando o Ruby vai morrer?

Acabei ver uma discussão sobre o porquê do pessoal de outras techs pensar que o ruby está morto ou já morreu e a conclusão é bem simples, nós devs apaixonados por ruby não estamos falando o suficiente sobre, as referências que quem começa hoje terá, são as mesmas de 10 anos atrás isso não é ruim mas como foi dito no grupo precisamos renovar, precisamos aparecer mais, temos pessoas incríveis no grupo que já fazem coisas incríveis, mas ainda precisamos de mais, precisamos atrair talentos de todos os níveis, o iniciante que chega com sangue nos olhos até o especialista que será o apoio do time.

Mas por quê? Por que sim horas! Ruby é uma das melhores linguagens para se trabalhar, existe um mercado enorme que ainda procura rubistas e muitas vezes pessoas de outras linguagens são convocados, por falta de mão de obra e isso trás alguns problemas, existe muita gente boa louca para trabalhar com ruby e que vem estudando a muito tempo e só precisa de uma oportunidade, não estou dizendo que se você começar hoje vai conseguir um emprego pagando 5k mensal amanhã, estou dizendo que se for se dedicar e for bom e principalmente, tiver paciência e não desistir a oportunidade cedo ou tarde vai aparecer. Eu mesmo trabalhei com php, c/c++, python e por fim agora ruby desde 2020, eu me apaixonei tanto pela linguagem que sempre falava para as pessoas, mas eu percebia que pouca gente levava a sério e até professores de quando eu fazia faculdade, meados de 2016, quando eu já trabalhava com python e conhecia ruby, falavam que essas linguagens iriam morrer logo logo, mas sua utilidade era muito especifica, bem eles não poderiam estar mais errados.

Mas a pergunta do inicio, quando ruby ira morrer? Bem, quando nós, a comunidade, parar de falar nela, apoiarmos trocas de stacks simplesmente porque sim, migrando para nodejs, django por puro preciosismo e falta de informação de gestores e diretores de tecnologia, temos que falar mais, mostrar mais o Brasil é de certa forma o berço do rails ( não foi criado aqui, mas foi apresentado pela primeira vez aqui ), temos diversos core commiters Brasileiros, muitos são referencia basicamente para todos que trabalham com rails, precisamos escrever mais sobre não só rails, mas sobre ruby também, muita gente não sabe que ruby é uma linguagem e o rails é um framework e a culpa disso é nossa.

Top comments (0)