DEV Community

hercules santos
hercules santos

Posted on

Obtendo repositório git

Se você vem acompanhando a sequencia de artigos relacionados a git, então já conseguiu avançar bastante com nossos estudos, agora vamos cobrir comandos básicos do git e assim continuando nossa sequencia de estudos do terminal. Ao final desse artigo acredito que tenha uma base para iniciar seu repositório, iniciar e interromper os rastreamento de arquivos e assim fazer os commits das suas alterações, como desfazer de erros comuns, fazer push e pull nos seu repositório.

Criando seu repositório Git

Existe duas maneiras de você ter seu repositório git, a primeira é você pegando um repositório e tornando ele um repositório git, 2. e a segunda é você fazendo o clone do repositório que já existe em outro lugar.

Iniciando um projeto git dentro de um diretório existente

Para começar a monitorar o git você precisa navegar até o diretório desejado, caso nunca tenha feito isso deixo o comando abaixo :

linux:

$cd /home/user/seu_repositorio

Windows:

$cd /c/user/seu_repositorio

logo após isso, digite :

$ git init

com esse comando cria um subdiretório .git. Nele se verificarmos estão todos os arquivos necessários para iniciar o repositório, basicamente o esqueleto do GIT, bom e não se engane, até esse momento os seus arquivos ainda não estão sendo monitorados.
Para começar a monitorar seus arquivos você precisa git add, exatamente esse comando passa seus arquivos agora para area de stage seguido do git commit para fazer seu comentário do arquivo monitorado :

$ git add .
$ git commit -m "projeto inicial"

Não se preocupe que falaremos o que esses comandos fazem, mas se atente que até nesse primeiro momento, você já tem os comandos necessário para iniciar seu projeto e publicar no GitHub

Então como clonar o repositório existente ?

Ok, agora que você já tem o básico de comandos e seu foco nesse momento é contribuir para algum projeto, e usar o que aprendeu com todos os comandos acima, o que você precisa fazer é usar o comando no seu CLI git clone. Como seu primeiro contato ou não, entenda que o git clone como o próprio comando diz, ele vai clonar o projeto totalmente para sua maquina local, todos os dados que estão nesse repositório que você escolheu do servidor. E cada versão de cada arquivo tambem é obtido quando você executa o comando git clone.
Como seria na pratica ? vejamos, aqui digamos que vamos clonar um repositório que vamos usar de exemplo, dadas condições já sabemos que o comando git clone [url] é o que vai proporcionar o clone do projeto.
Vamos usar de exemplo um repositório que criamos para esse teste e o servidor será o GitHub :

Na pagina inicial do GitHub, vá até repositórios ou simplesmente clique na aba + :

Image description

No repositório que escolher clique no botão verde escrito code e copie uma das 3 opções, eu particularmente indico usar https até se familiarizar com o github
Image description

Escolha onde vai deixar vai trazer o conteúdo clonado e inicie o git bash here como no exemplo, no meu caso utilizei da área de trabalho para trazer os dados do repositório:

Image description

Com o terminal iniciado, insira o comando git clone e com o botão direito cole os dados copiados do servidor GitHub

$ git clone [url]

*Detalhe: a sua URL vai ficar diferente da minha ok ?😃

Image description

E para entrar no seu diretório, insira o comando:

$ git cd [nome do projeto]

o comando cd vai acessar outras pastas e com isso a frente dele inserimos o nome do projeto clonado

Image description

Pronto, agora temos o repositório que desejamos contribuir😃

Discussion (0)